facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Outubro de 2024
12 de Outubro de 2024

12 de Outubro de 2024, 15h:58 - A | A

PODERES / CONCESSÃO DO DAE

Flávia Moretti visita Águas Cuiabá para conhecer modelo de fornecimento

Prefeita eleita quer acabar com o problema da falta de água em Várzea Grande

REPÓRTER MT



Em busca de uma solução para o problema de saneamento básico e a falta de abastecimento de água em Várzea Grande, a prefeita eleita Flávia Moretti (PL) e seu vice, Tião da Zaeli (PL), visitaram nessa sexta-feira (11) a Concessionária Águas Cuiabá. O objetivo foi conhecer o funcionamento das operações de saneamento e avaliar o modelo de concessão mais adequado para o município, que enfrenta dificuldades históricas no setor. A nova gestora pretende privatizar o Departamento de Água e Esgoto (DAE) do município.

LEIA MAIS: Flávia Moretti vai privatizar o DAE em VG: "Água não pode ser barganhada"

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Durante a visita, Flávia Moretti explicou a situação caótica enfrentada pelos moradores de Várzea Grande, afirmando que resolver a falta de água será uma das prioridades de sua gestão. “Eu e Tião assumimos o compromisso de resolver o saneamento básico e a falta de água. Mesmo antes de assumir, estamos em busca de soluções para os problemas da cidade. Sabemos que será um grande desafio, mas o nosso compromisso é trabalhar para levar água a todos os cidadãos”, destacou a prefeita eleita.

O diretor geral da Águas Cuiabá, Leonardo Menna, apresentou o funcionamento dos serviços de água e esgoto em Cuiabá, explicando os protocolos de atendimento e a gestão do fornecimento de água. Essas informações são vistas como cruciais para embasar o projeto de concessão de saneamento em Várzea Grande.

Tião da Zaeli, vice-prefeito eleito, enfatizou que a cidade não tem estrutura básica de abastecimento, diferentemente de Cuiabá no início de seu processo de concessão.

“Conhecemos como foi o processo em Cuiabá e os desafios enfrentados, e isso vai nos ajudar a apresentar um projeto eficaz e correto para Várzea Grande. Estamos confiantes de que faremos o processo com êxito e o mais rápido possível”, garantiu.

A diretora operacional da Águas Cuiabá, Julie Campbel, destacou a necessidade de um levantamento técnico completo para identificar as reais necessidades de Várzea Grande. Segundo ela, é fundamental conhecer a população atendida, a infraestrutura existente e elaborar estudos de engenharia específicos para garantir a performance adequada dos sistemas de água e esgoto no município.

"Sem um estudo aprofundado, é difícil estimar o tempo necessário para resolver o problema", afirmou Campbel, destacando que a parceria e a troca de experiências entre as duas cidades serão essenciais para o sucesso do projeto.

Com a posse de Flávia Moretti em janeiro de 2025, a expectativa é de que as conversas avancem rapidamente e o modelo de concessão comece a ser estruturado nos primeiros meses de governo. A prioridade da futura administração é enfrentar de forma definitiva a questão do saneamento e levar água para todos os moradores de Várzea Grande, proporcionando mais dignidade e qualidade de vida.

Comente esta notícia