facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 17 de Setembro de 2024
17 de Setembro de 2024

11 de Setembro de 2024, 15h:40 - A | A

PODERES / EM SINOP

Gestão de Dorner beneficia produtores com incentivo fiscal e logística para escoar a produção

Articulação política em defesa da Ferrogrão e melhorias na BR-163 também marcam atuação do prefeito

DO REPÓRTERMT



Com incentivos fiscais da Prefeitura de Sinop, a indústria Inpasa está investindo R$ 815,6 milhões na ampliação da sua planta industrial. Desde o início do projeto, já aumentou em 50% a sua produção, chegando a 4,5 milhões de litros de etanol de milho em junho de 2024. Isso representa o aumento da compra de milho dos produtores locais, que têm prioridade, além da geração de ao menos 200 empregos diretos e mil indiretos.

"Incentivar empresas e indústrias é fomentar a nossa vocação, que é o agronegócio, seja ele dos grandes ou pequenos agricultores. Uma empresa como a Inpasa comprando milho da produção local e produzindo etanol, que também é consumido pelos moradores de Sinop, fomenta a nossa economia. Digo isso também como produtor, é isso que queremos, uma cidade cada dia mais próspera para os sinopenses", afirma o prefeito e candidato à reeleição, Roberto Dorner (PL).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O incentivo fiscal à Inpasa está amparado pela Lei 3.174/2023, que concede o desconto de 50% na cobrança de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) em 2023 e 2024, para que a cidade possa ter os benefícios da instalação da empresa.

Para melhorar o escoamento da produção de grandes e pequenas propriedades, a gestão de Dorner também criou o programa "Arranca Safra", que recuperou 20 estradas vicinais, com cascalhamento e patrulhamento. Já em outras regiões estratégicas, houve o fomento da abertura de novas empresas e acesso com a vinda do asfalto novo. É o caso nas estradas Silvana, Adalgisa, Ângela, Jacinta, além da estrada Nanci, que recebeu 21 km de asfalto com ciclovias.

Contrário à moratória da soja, Roberto atua para fomentar a produção em Sinop, e considera que os agricultores atendem à legislação ambiental e merecem respeito. “A moratória significa prejuízo aos nossos produtores. Por isso, sempre defendo que nossas autoridades não permitam a proibição da venda dos produtos brasileiros, pois não estamos fazendo nada errado, apenas produzindo para colocar comida na mesa de pessoas de todo o mundo”, defende o gestor.

BR-163 deixará de ser a estrada da morte

Após articulação de Dorner, e o compromisso do governador Mauro Mendes com a região, Sinop está recebendo importantes obras na BR-163. Foi dada a ordem de serviço para a duplicação de 26 km, recuperação do asfalto em 17 km de travessia urbana e construção de seis viadutos no perímetro urbano. Na próxima sexta-feira (13), o governador assina mais uma ordem de serviço, desta vez, para duplicar o trecho da BR-163 que liga Sorriso a Sinop.

“Moro aqui há 45 anos, vi essa cidade começar do zero, e sei que Sinop merece a realização desse sonho. É mesmo uma nova era, em que vamos deixar de chamar a nossa BR de estrada da morte e melhorar o nosso escoamento. Os produtores que desbravaram Sinop agradecem”, afirma Dorner.

O prefeito também trabalha para recapear e duplicar o trecho da MT-140, em parceria com o governo do Estado. Com projeto em mãos, está finalizando as tratativas para tirar do papel mais esse corredor logístico que vai alavancar o escoamento da produção dos produtores de Sinop. O Estado já entregou 281 quilômetros de asfalto novo da MT-140, que liga a região Sul ao Norte de MT, e reduz em 90 km o trajeto entre Sinop e Rondonópolis.

Defesa histórica da Ferrogrão

Roberto defende que a construção da Ferrogrão vire realidade e se torne a principal rota logística do Brasil, conectando Sinop ao estado do Pará, desembocando no porto de Miritituba, em Itaituba. Desde o início da gestão, apoia a pauta e articula soluções junto aos governos estadual e federal.

Em 2021, Dorner ajudou a mobilizar um evento em Sinop, que recebeu o então ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, para discutir formas de destravar a Ferrogrão no Supremo Tribunal Federal (STF). O evento foi organizado por Dorner, em parceria com a Unesin, e contou com a presença do governador Mauro Mendes, a bancada federal e estadual, além de dezenas de prefeitos e autoridades do Nortão.

Comente esta notícia