THIAGO ANDRADE
DA REDAÇÃO
A deputada Janaina Riva (MDB) disse nesta quinta-feira (14) que o deputado Guilherme Maluf (PSDB) já conta com o apoio de dez deputados e se tornou o favorito para ser empossado no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Segundo Janaina, a candidatura de Guilherme é a mais avançada.
Conforme a parlamentar, nenhum dos deputados que querem ser candidatos e nem os membros de fora do Parlamento reúnem tantos apoios como Guilherme. Para ela, a pulverização dos candidatos acaba favorecendo o tucano.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Quanto maior o número de candidaturas, melhor para ele, é. Uma vez que a primeira decisão é em colegiado, em voto secreto e se houver mais de três candidaturas nenhuma delas atingirá o número de votos que o deputado Guilherme já possui para ser indicado ao TCE”, disse.
Janaina afirmou que o MDB, partido que conta com quatro deputados, sendo a maior bancada do Legislativo Estadual, deve atuar em conjunto e a meta da legenda é a de contemplar o deputado Romoaldo Júnior como deputado estadual. Ele é o primeiro suplente e assumiu a cadeira do titular com a saída do deputado Allan Kardec, que assumiu a pasta de Cultura, Esporte e Lazer.
Indicações
Guilherme Maluf afirma já ter sido indicado pelo deputado Ondanir Bortolini - Nininho (PSD). Outro também que confirmou posição foi o deputado Wilson Santos (PSDB), que indicou o contador Luiz Mário de Barros. Maluf disse que já está se articulando para a escolha e faz isso de maneira natural. Conta que já visitou por mais de uma vez os deputados estaduais em seus gabinetes. Comentou que está confiante para a disputa e que está fazendo a sua parte.
Já Wilson Santos que indicou Luiz Mário de Barros, disse que não tem compromisso no nome em que indicou. Conta que disse isso ao contador, que apresentaria o nome, mas já teria outro favorito. Segundo Wilson, o contador manifestou o desejo de poder expor suas ideias sobre contabilidade pública e ele aceitou por ser uma pessoa com grande conhecimento. Luiz Mário foi auditor-geral da Prefeitura de Cuiabá na gestão do tucano. “Ele me pediu, eu disse eu tenho compromisso de voto. Ele me disse que não tem problema porque gostaria só de ter espaço para apresentar suas ideias e da classe de contadores que ele representa. Me pediu basicamente isso, uma oportunidade para se apresentar”, contou.
Com a acusação de que o deputado Guilherme Maluf poderia ter sua candidatura barrada pela Lei da Ficha Limpa, Wilson descartou a hipótese. Disse que para concorrer às eleições todos os deputados foram submetidos à legislação e que não há impedimento para nenhum dos 24 deputados.
Nos bastidores da Assembleia Legislativa a disputa pela vaga está a todo vapor. Nos bastidores, os deputados já comentam que Guilherme Maluf seria o nome mais cotado e teria o apoio de 10 deputados, além da maioria no Colégio de Líderes, que indicará o nome ao plenário do Parlamento Estadual.
Candidatos
Os deputados Sebastião Rezende (PSC) e Faissal Calil (PV) também manifestaram desejo de concorrer ao cargo. Além disso, o MDB trabalha a possível candidatura de Romoaldo Júnior (MDB), mas só na tarde desta quinta será analisado a viabilidade. Nos bastidores, um grupo de deputado ainda trabalha o nome do deputado Max Russi (PSB).
De fora do Legislativo ainda devem concorrer o promotor Mauro Zaque e o juiz Eduardo Calmon.
O presidente do Legislativo Eduardo Botelho aceitou o requerimento da vice-presidente da Casa, deputada Janaina Riva e concedeu mais cinco dias de prazo para as indicações.
Leia Mais:
Assembleia abre prazo de 48 horas para deputados indicarem nomes para o TCE
Indicação é dos deputados, afirma Botelho
Resolução do TCE pode tirar Maluf e Resende da disputa pela vaga de conselheiro
Ulysses Moraes deverá indicar juiz Calmon ou Zaque para vaga no TCE