DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), confirmou na manhã desta terça-feira (09) que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), exigiu que o Partido Social Democrático apoie o candidato da federação entre PT, PV e PCdoB, nas eleições municipais de 2024 em Cuiabá.
Fávaro explicou que o pedido foi feito na segunda-feira (08), logo após o ato 'Democracia Inabalada', que lembrou as invasões aos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
"Ao final do ato em Brasília o presidente me chamou para o Palácio do Planalto. Começamos a conversar e ele disse: 'Fávaro explica o tabuleiro como está montado em Mato Grosso'. Daí eu contei pra ele que o PSD não tinha definição, estamos há um ano aguardando Botelho e pelas últimas entrevistas, o Botelho deu sinal que quer ser mesmo candidato pelo União Brasil, mas que ainda estava sem definição", contou em entrevista à Rádio Cultura.
"Daí ele disse: 'Fávaro nós temos candidato pelo Partido dos Trabalhadores e eu queria lhe pedir o apoio para consolidar nosso grupo, que você coloque o PSD junto com a Federação. Nós temos dois nomes, Lúdio e Rosa Neide, disputando a pré-candidatura e queremos que você caminhe junto conosco'. Eu disse: 'presidente, eu não tenho como lhe negar isso, porque se a gente tivesse definição eu ia lhe pedir que a Federação caminhasse conosco, mas não tenho'. Mas foi isso, conversa rápida", emendou.
A notícia mexeu com o tabuleiro político na Capital. Isso porque o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), tinha a intenção de migrar para o PSD para disputar a vaga de Prefeito de Cuiabá, caso seja mesmo barrado pelo UB. Agora, o político deverá tomar outro rumo para viabilizar sua candidatura.
Entretanto, Fávaro explicou que a composição com a federação ainda não foi "selada". Uma reunião deve acontecer até final do mês com a liderança do Partido dos Trabalhadores, integrantes da Federação e os nomes aventados para a disputa na Capital, sendo o deputado estadual Lúdio Cabral e a ex-deputada federal Rosa Neide, para fechar o acordo.
“Marcamos para voltarmos a falar no final do mês, para definirmos a candidatura, deixar para escolher vice na convenção junto com a Gleise (Hoffmann), Barranco, Rosa Neide, Lúdio e a gente do PSD para alinharmos a candidatura em Cuiabá”.