APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT
O governador Mauro Mendes (União) detonou a burocracia que existe no Brasil para a concessão de licenças ambientais para empreendimentos que são importantes para o desenvolvimento do país. A fala foi feita nesta quarta-feira (26), durante participação no evento CNN Talks, que discutiu a infraestrutura no Brasil.
“É inimaginável nós vermos absurdos como aquele que acontece na Margem Equatorial e tantos outros acontecendo nesse país e ninguém toma uma providência. Não podemos sucumbir, não podemos ficar reféns de narrativas que são criadas para atender interesses que não são dos brasileiros. E a área ambiental é um dos grandes exemplos disso”, disse o governador.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Mauro destacou que a previsão é que em dez anos a produção agrícola de Mato Grosso cresça em 50 milhões de toneladas, o que significa que a infraestrutura logística baseada no modal rodoviário pode colapsar.
“Nós temos grande capacidade de produzir e precisamos desses modais, senão nós vamos colapsar as nossas rodovias e nós não vamos ter que duplicar, como estamos fazendo hoje, vamos ter que triplicar, queimar mais óleo diesel e aumentar a ineficiência de um setor que é extremamente fundamental para o nosso país que é o agronegócio brasileiro e mato-grossense”, afirmou o governador.
LEIA MAIS - Mauro: Crítica do cacique Raoni à Ferrogrão foi “encomenda” do presidente da França
“Qualquer ferrovia do mundo se viabiliza com algo em torno de 25 a 30 milhões de toneladas. Nós temos capacidade de crescer essa produção e vamos crescer, sem adentrar em um milímetro sequer aquilo que proíbe o código florestal brasileiro”, concluiu.
O grande projeto ferroviário de Mato Grosso é a chamada Ferrogrão, que promete ligar as cidades produtoras do estado com os portos no Pará. Contudo, o projeto foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF) em razão das disputas relacionadas aos impactos ambientais.
Em mais de uma oportunidade, Mauro disse que os maiores obstáculos ao projeto vêm de militantes ambientalistas que são usados por governos estrangeiros, como a França, que não tem interesse de ver o Brasil melhorando a sua capacidade de distribuir a produção agrícola no mercado internacional.
FRANCISCO FRANKLIN DA SILVA FANAIA 27/03/2025
Parabéns governador Mauro Mendes pela sua coragem.
1 comentários