facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 03 de Abril de 2025
03 de Abril de 2025

22 de Outubro de 2020, 19h:11 - A | A

PODERES / FORA DO TRILHO

MP diz que Ferrogrão deixará índios alcoólatras e tenta melar obra em MT

A ferrovia é um dos mais importantes projetos para reduzir o 'custo Brasil' e dar mais competitividade ao agronegócio

FELIPE LEONEL
DA REDAÇÃO



O Ministério Público Federal (MPF) pediu a suspensão do processo de licitação da Ferrogrão, que deve ligar Sinop ao porto de Mirituba, no Pará. Os motivos alegados pelo MPF é que a linha férrea pode aumentar o alcoolismo entre os índios mais jovens, além de não ter sido feita consulta prévia aos povos afetados pela obra.

"Os potenciais impactos incluem invasões das terras indígenas, aumento do desmatamento, evasão das aldeias para centros urbanos e até o incremento do alcoolismo entre jovens indígenas", diz o documento.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Atualmente, o projeto está em análise no Tribunal de Contas da União (TCU) e tem previsão para ser licitado no primeiro trimestre de 2021. Está previsto o investimento de R$ 12 bilhões na obra, que vai facilitar o transporte de grãos da região Norte de Mato Grosso para exportação. A ferrovia deve ter 976 quilômetros de extensão.

Além do MPF, o pedido de suspensão também é assinado por cinco organizações que representam interesses ambientais e dos índios.

O planejamento governamental desconsidera totalmente os impactos sobre os indígenas, que já foram detectados nos primeiros levantamentos, e viola direitos reconhecidos nacional e internacionalmente", disse o MP.

Já a Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disse respeitar o compromisso de consulta prévia. Porém, essa consulta é feita durante o processo de licenciamento ambiental.

 

Fonte: Finanças Yahoo

Comente esta notícia

deovaldo 23/10/2020

Mais uma vez o MP querendo aparecer, onde já se viu, atrapalhar um desenvolvimento que gerará inúmeros empregos diretos e indiretos. """"" índios alcoólatras"""",,,kkkkkkkkkkkkkkkkk,,,,,,,piada isso né,,,índio hoje está andando de HILUX"" E chei ode grana para comprar cahaça da boa,,,,,na década de 80 um senhor visionário chamado """Vicente Vuolo"", lutou bravamente contra todos para implantar a Ferrovia nesse Estado, as pessoas riam e debochavam e após 40 anos de atraso estamos prestes a concluir a ferrovia e o MP faz a cagada de querer interromper,,,vrja se tem ilegalidade, pois do contrário não atrapalhe o desenvolvimento desse nosso Estado.

positivo
0
negativo
0

rodolfo 23/10/2020

Como sempre o MPF, na contra mão do progresso!! Tudo isso pq essas pessoas acha que índio não pode evoluir tem que viver igual bicho trancado no ZOOLÓGICO.

positivo
0
negativo
0

Renato 23/10/2020

Esse tal de MP só serve para atrapalhar o desenvolvimento do país. Caso vocês não saibam, a maioria dos índios se tornam alcoólatras na juventude não porque uma ferrovia vai passar próximo a terra deles e sim pela ociosidade, pela falta de emprego, pela incerteza do futuro, e principalmente pela intromissão de órgãos governamentais e por ONGs que querem barrar o crescimento do país. Um aviso, não vão conseguir.

positivo
0
negativo
0

Edmilson rosa 22/10/2020

Fala pro índio não beber,igual o fiquem em casa.

positivo
0
negativo
0

4 comentários