facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 23 de Novembro de 2024
23 de Novembro de 2024

30 de Outubro de 2024, 17h:56 - A | A

PODERES / MESA DIRETORA EM JOGO

PGR pede anulação de eleição antecipada na AL e Max pode perder presidência

Max Russi (PSB) foi eleito por unanimidade em agosto deste ano e pode não tomar posse como o novo presidente em fevereiro de 2025.

EDUARDA FERNANDES
DO REPÓRTER MT



A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) corre risco de ser anulada. Com isso, o deputado estadual Max Russi (PSB), eleito por unanimidade em agosto deste ano, pode não tomar posse como o novo presidente em fevereiro de 2025.

O pedido foi feito pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, que ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) nessa terça-feira (29) pedindo a suspensão de parte do regimento interno do Parlamento que permitiu que a nova administração, sob comando de Max Russi, fosse eleita.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O motivo é a data em que foi realizada a eleição, agosto deste ano, portanto seis meses antes da posse, marcada para fevereiro do próximo ano.

“Disso resulta que, a partir do mês de outubro que antecede o biênio relativo ao pleito, já é viável realizar a eleição para a Mesa que assumirá no ano seguinte. A opção estadual pela escolha em momento anterior a esse, essa sim, esbarra no princípio da contemporaneidade das eleições relacionadas a mandatos (arts. 28, 29, II, 77, caput, e 81, §1º, da Constituição) e no dever de fiscalização e de avaliação dos parlamentares por seus pares, que resulta do regime democrático adotado pelo constituinte, bem como do pluralismo político (art. 1º da Constituição)”, diz trecho da ação.

Como a eleição ocorreu antes disso, Paulo Gonet pede que seja declarado inconstitucional o artigo 15 do regimento interno da ALMT, que foi o que sustentou a eleição antecipada.

Esse artigo diz o seguinte: “Para a terceira Sessão Legislativa da Legislatura, a eleição da Mesa Diretora dar-se-á na Ordem do Dia da última sessão ordinária do mês de setembro do segundo ano legislativo, tomando posse os eleitos no dia 1º de fevereiro do ano subsequente”.

Leia mais - Por unanimidade, Max Russi é eleito próximo presidente da AL; confira a nova Mesa Diretora

Pela eleição realizada em agosto, a Mesa Diretora ficará da seguinte forma a partir de fevereiro de 2025:

Presidente: Max Russi
1º Secretário: Doutor João (MDB)
1º Vice-presidente: Júlio Campos (União)
2º Vice-presidente: Gilberto Cattani (PL)
3º Vice-presidente: Wilson Santos (PSD)
2º Secretário: Paulo Araújo (PP)
3º Secretário: Diego Guimarães (Republicanos)
4º Secretário: Elizeu Nascimento (PL)
5º Secretário: Fabio Tardin (PSB)
6º Secretário: Juca do Guaraná (MDB)

 

Comente esta notícia