facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 16 de Dezembro de 2024
16 de Dezembro de 2024

16 de Dezembro de 2024, 07h:00 - A | A

PODERES / FIM DE MANDATO

Promotor de Justiça descarta nova intervenção do Estado na Saúde de Cuiabá

Abilio toma posse no dia 1º de janeiro de 2025, após oito anos de gestão de Emanuel Pinheiro.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



O promotor de Justiça Milton Matos da Silveira Neto disse que é contra a retomada da intervenção na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá na reta final do mandato do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Ele defendeu que a verdadeira intervenção será aquela promovida pela gestão do próximo prefeito da Capital, Abilio Brunini (PL), e da sua secretária de Saúde, Lúcia Helena Sampaio.

“Eu não sou favorável uma nova intervenção. A nova intervenção vai ser a ação das novas gestões que vão entrar, eles vão fazer a gestão”, disse em entrevista na segunda-feira (12).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Ele ressaltou que há um déficit de R$ 30 milhões todos os meses na gestão das contas da pasta e que isso só poderá ser resolvido aumentando impostos ou encontrando outras formas de recursos, como no aumento dos repasses do Governo do Estado, o que demandaria negociações com o Palácio Paiaguás.

Leia mais: Promotor de Justiça: Saúde de Cuiabá tem déficit mensal de R$ 30 milhões

“Faltam 20 milhões de reais todo mês para fechar as contas da Secretaria Municipal de Saúde. Então os novos gestores ou a nova gestão da secretaria vão ter que enxugar serviços, fechar serviços, o que ninguém quer porque é um serviço que deixa de ser oferecido à população, ou ela vai ter que procurar recurso em algum lugar”, disse.

A grande preocupação das autoridades é que o ano comece com a saúde em caos. Isso porque contratos com médicos serão encerrados e os medicamentos do centro de distribuição da rede municipal podem acabar se os estoques não forem renovados.

O prefeito eleito já disse publicamente que a equipe de Emanuel Pinheiro está dificultando a transição e se negando a repassar informações. Por conta disso, Abilio Brunini decidiu esperar até o ano que vem para apresentar as suas modificações na Lei Orçamentária Anual (LOA), para ter acesso aos números da Prefeitura.

Comente esta notícia