facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Abril de 2025
19 de Abril de 2025

08 de Janeiro de 2025, 17h:15 - A | A

PODERES / "PIOR QUE O MST"

Vídeo - Janaina denuncia fazendeiros por invadirem terras de pequenos produtores em MT

A parlamentar ressaltou ainda que o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) deveria defender de maneira mais "concisa".

FERNANDA ESCOUTO
DO REPÓRTERMT



A deputada estadual Janaina Riva (MDB) denunciou nesta quarta-feira (08) que produtores rurais "ricos e poderosos" estariam usando títulos fraudulentos para invadir terras de pequenos produtores rurais no assentamento São Jorge, no distrito de Coselvan, em Aripuanã.

"Invasão de terra não é só MST não, tem muita gente rica aí tomando terra de povo humilde, aliás é o que mais tem, é rico usando o judiciário, advogados bons, e tomando terra do pequeno produtor, mais do que o MST aqui em Mato Grosso, que nós somos contra, vamos deixar claro, é esse povo poderoso aí roubando terra do pequeno produtor”, disse Janaina, durante sessão na Assembleia.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

"Invasão de terra não é só MST não, tem muita gente rica aí tomando terra de povo humilde"

Ainda durante sua fala, a deputada destacou que o próprio procurador do Estado, Laerte Jaciel Scalco Acendino, garantiu que os títulos usados por esses fazendeiros são falsos.

A parlamentar, que mostrou um vídeo de uma família que corre o risco de ser despejada, ressaltou que o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) deveria defender de maneira mais "concisa" o direito dos assentados do assentamento São Jorge.

O Intermat fez tudo que poderia fazer por essas famílias, porque esses títulos, desse cara que se diz dono, foi anulado em 2010, transitou em julgado, mas porque não citou alguém ele consegue na Justiça cancelar e tomar as terras desses coitados, que estão lá há 30, 40 anos e foram assentados pelo Estado, isso é uma barbaridade. Nós vamos virar um Estado sem lei?”, pontuou.

Antes terra aqui em Mato Grosso não valia nada, aí o cara chega de São Paulo de Jato, pousou de jato em Aripuanã, entra no processo há dois anos e toma terras dos caras, pelo amor de Deus, isso é desumano", completou a deputada, destacando que uma comissão de parlamentares foi formada para acompanhar a situação na região.

Veja vídeo:

 

Comente esta notícia

Gilberto K. Arakaki 09/01/2025

Parabéns Janaina! Por essa e muitas outras atitudes te admiro.

positivo
0
negativo
0

raio de sol 09/01/2025

Primeiro precisa saber se são Terras do Estado. Depois verificar e São Jorge é um Assentamento oficial do INCRA ou Instituto de Terras de Mato Grosso. Existem ocupações que se auto denominam assentamentos . Bora ver o desfecho.

positivo
0
negativo
0

Beiçola 09/01/2025

Mas não é o Cattani que tomou terra de uns coitados aqui em me? Kkklk

positivo
0
negativo
0

3 comentários