facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Outubro de 2024
26 de Outubro de 2024

26 de Outubro de 2024, 10h:20 - A | A

PODERES / 2º TURNO

VÍDEO: Presidente do TRE pede que eleitores que faltaram 1º turno votem neste domingo

De acordo com a magistrada, a ausência no primeiro turno da eleição não impede que o cidadão não possa participar do segundo, já que são pleitos únicos.

KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT



Faltando pouco menos de dois dias para o segundo turno da eleição que vai definir o próximo prefeito de Cuiabá, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, reforçou o pedido para que os eleitores compareçam às urnas neste domingo (27), data em que ocorre o pleito. De acordo com a magistrada, a ausência no primeiro turno da eleição não impede que o cidadão não possa participar do segundo, já que são pleitos únicos.

Durante a coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (25), a desembargadora também falou sobre a importância do voto em virtude do número alarmante de abstenções obtidas no primeiro turno, ocorrido no dia 6 de outubro, quando Cuiabá alcançou 23%, ou seja, 102.186 eleitores e eleitoras deixaram de votar.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Nós chamamos a população, nós precisamos do voto. A democracia necessita do voto de todos os cidadãos, de todo eleitor. O número [de abstenções] foi bastante expressivo. Em uma sessão nossa, nós conclamamos e continuamos, você que é eleitor, vá até a sua zona eleitoral e vote para exercer o seu direito de exigir alguma coisa de quem for eleito”, reforçou.

O segundo turno das eleições municipais em Cuiabá acontece neste domingo (27), das 7h às 16h (horário local). A disputa está entre o candidato do Partido Liberal (PL), o deputado federal Abilio Brunini, e o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), o deputado estadual Lúdio Cabral.

Para votar, basta apresentar o e-Título, aplicativo que é a versão digital do título de eleitor e que pode ser baixado até este sábado (26), o título impresso ou qualquer documento de identificação com foto.

Para aqueles que não puderam votar no primeiro turno, o prazo para os eleitores justificarem a ausência vai até o dia 5 de dezembro deste ano. A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título, baixado nas plataformas de Android ou iOS, pelo Auto-atendimento Eleitoral - Título Net ou via Formulário com o Requerimento de Justificativa Eleitoral em formato PDF.

Veja vídeo:

 

Comente esta notícia

Dudu 26/10/2024

Multa baixa e falta de transparência fizeram isso, ou ela assina em baixo as provas q o ditador careca não apresentou em 22?

positivo
0
negativo
0

1 comentários