DA REDAÇÃO
As ações da Operação Lei Seca realizadas no fim de semana resultaram na aplicação de 1.206 testes de alcoolemia e na abordagem de 1.104 veículos. Os dados constam no relatório do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), divulgado nesta segunda-feira (31.3). A diferença entre o número de abordados e de teste de alcoolemia se deve ao fato de que o passageiro e outros ocupantes também passam pelo exame caso precisem assumir a direção do veículo.
As ações foram realizadas entre sexta-feira (28) e domingo (30) em Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Sinop, Sorriso, Cáceres, Nova Mutum e Alta Floresta. No período, foram lavrados 945 autos de infração, a maioria relacionada a condutores que dirigiam veículos sem registro ou não licenciados, sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sob efeito de álcool ou que se recusaram a realizar o teste de alcoolemia.
As operações resultaram ainda na prisão de 93 pessoas por embriaguez ao volante e na remoção de 300 veículos, entre carros e motocicletas.
Em um dos casos, registrado em Alta Floresta, o condutor de uma caminhonete Toyota Hilux tentou fugir do bloqueio policial, mas foi detido. Durante a abordagem, os policiais encontraram no veículo uma pistola calibre 9 mm, municiada com dez cartuchos, além de um carregador. O motorista apresentava sinais visíveis de embriaguez e foi encaminhado para delegacia.
A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), em conjunto com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros (CBM), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo. As guardas municipais e secretarias de trânsito dos municípios também integram a operação.