KARINE ARRUDA
THIAGO STOFEL
DO REPÓRTER MT
O policial militar Edenilton Rafael Santos, integrante do grupo que ameaçou o empresário Geandré Latorraca, dono do site Estadão MT, já responde por outros crimes dentro da corporação, motivo pelo qual ele está afastado do cargo e responde a um processo demissório. Dentre os crimes estão sequestro, ameaça, lesão corporal e abuso de autoridade.
“Um dos bandidos, Ednilton Rafael Santos Costa, ainda guarda, para nosso dissabor, a condição de servidor público militar, mas se encontra há tempos afastado em razão de processo demissório por outros crimes pelos quais responde”, disse o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), coronel Alexandre Mendes.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Leia mais - Criminosos que ameaçaram matar dono de site são soltos em audiência de custódia
Atualmente, o policial responde um processo criminal por sequestro e cárcere privado, contra um idoso de 60 anos. O militar invadiu a casa da vítima durante a noite em 2023, e manteve o homem sob a mira de uma arma de fogo por horas. O caso está com julgamento marcado para abril de 2025.
Além disso, o PM possui registro criminal pelos crimes como ameaça, lesão corporal, crimes militares e abuso de autoridade. Por fim, ele ainda tinha uma medida protetiva contra ele, que foi solicitada por ex-namorada que o acusou de violência doméstica, porém, a medida foi extinta porque ele não descumpriu nenhuma das normas.
Em nota divulgada sobre o caso, Mendes criticou o sistema processual brasileiro: “Trata-se, portanto, de mais um produto indigesto do nefasto sistema processual brasileiro, com forte pendor às chicanas e protelações recursais, neste caso em específico valendo-se o servidor de atestado psiquiátrico”.
Juntamente com o policial militar foram presos outros três criminosos, sendo que um deles é detetive. Eles são acusados de ameaçarem matar o empresário Geandré Latorraca, dono do jornal Estadão MT e do restaurante Fonte do Paladar, localizado na Avenida 15 de Novembro, onde o crime ocorreu.
Leia mais - Policial e detetive fazem parte de bando que ameaçou matar dono de site em Cuiabá
Após a ação criminosa, a quadrilha ainda tentou fugir, mas foi localizada pela guarnição da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), que foi acionada para atender a ocorrência e prendeu os quatro suspeitos, que foram encaminhados para o CISC Verdão.
Nessa quinta-feira (17), eles foram soltos após passarem por audiência de custódia.
Confira a nota na íntegra:
“Acerca da ocorrência agora há pouco, quarta-feira (16), que envolve o empresário Geandré Latorraca, abordado em seu restaurante no centro da capital, informo a imediata intervenção do Batalhão ROTAM na pessoa de seu Comandante, Tenente-Coronel Costa Gomes, que prendeu rapidamente todos os criminosos ( 04 quatro ) Saliento que 01 (um) dos bandidos, Ednilton Rafael Santos Costa, ainda guarda, para nosso dissabor, a condição de servidor público militar, mas se encontra há tempos afastado em razão de processo demissório por outros crimes pelos quais responde. Trata-se, portanto, de mais um produto indigesto do nefasto sistema processual brasileiro, com forte pendor às chicanas e protelações recursais, neste caso em específico valendo-se o servidor de atestado psiquiátrico.
Manifestamos, em relação às vítimas, toda nossa solidariedade ao Senhor Geandré, seus familiares e colaboradores, ressaltando nossa imediata e pronta ação na captura e prisão dos criminosos”.
kleber 18/10/2024
O Coronel Mendes foi claro e objetivo ao falar que o processo e moroso e demorado. Sistema falho.
1 comentários