facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 30 de Novembro de 2024
30 de Novembro de 2024

17 de Janeiro de 2023, 15h:38 - A | A

POLÍCIA / RÉU POR TERRORISMO

Mato-grossense acusado de instalar bomba no aeroporto de Brasília se entrega à polícia

Alan Diego dos Santos Rodrigues, de 32 anos, se entregou nesta terça-feira (17), na delegacia de Comodoro.

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT



O ex-candidato a vereador por Comodoro (644 km de Cuiabá), Alan Diego dos Santos Rodrigues, de 32 anos, acusado de instalar uma bomba e tentar explodir um caminhão-tanque nas proximidades do aeroporto de Brasília no mês passado, se entregou nesta terça-feira (17) à Polícia Civil do município.

A tentativa de ataque aconteceu no dia 24 de dezembro do ano passado, em meio às manifestações contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Desde então, Alan estava foragido.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu mandados de buscas, decretados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), para apurar informações que pudessem levar à localização dele. A equipe da Delegacia de Comodoro também fez contato com pessoas próximas ao suspeito e, após as tratativas, nesta terça-feira (17) Alan Diego se apresentou aos delegados Ricardo Sarto e Eduardo Ribeiro, na Delegacia de Comodoro, onde foi cumprido o mandado de prisão preventiva.

O responsável pelo plano terrorista é o empresário George Washington Oliveira Souza. Ele foi preso e, em depoimento, citou o nome de Alan como um dos responsáveis por planejar o atentado, que tinha como alvo o sistema elétrico da Capital Federal. 

LEIA MAIS - Mato-grossense é apontado como colaborador de homem preso por terrorismo em Brasília

Além da dupla, uma terceira pessoa foi identificada por envolvimento na tentativa de atentado: Wellington Macedo de Souza. Todos tiveram mandados de prisão expedidos pela Justiça. Com a apresentação de Alan, agora resta a captura de Wellington. Os acusados responderão pelo crime de explosão, cuja pena, segundo o Código Penal, pode variar de três a seis anos de prisão, além de multa.

Na segunda-feira (16), o juiz Osvaldo Tovani, da 8ª Vara Criminal de Brasília, recebeu a denúncia contra Alan Diego e o tornou réu pelo crime.

Após a formalização do mandado de prisão na Delegacia de Comodoro, o suspeito será encaminhado a uma unidade prisional, onde aguardará manifestação da Justiça.

Comente esta notícia