DO REPÓRTERMT
Um novo golpe tem se tornado cada vez mais frequente entre os criminosos, o golpe do falso integrante de facção. Na prática, os criminosos ligam para as vítimas com dados coletados nas redes sociais como nome completo; nome dos pais; endereços pessoais e local do trabalho. Os golpistas usam esses dados para amedrontar as vítimas e obrigá-las a fazer transferência bancaria.
O alerta sobre essa modalidade de golpe foi feita pelo 10º Comando Regional da Polícia Militar, que publicou um vídeo nas redes sociais para orientar a população. (veja ao final da matéria)
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A PM também faz um alerta aos empresários para tomarem cuidado com os dados que adicionam as redes, como os das empresas. “Às vezes, alguns de vocês são empresários, e que alimentam as suas redes sociais com várias informações. Na maioria das vezes com cartão de credito, compras pela internet e financiamento em bancos digitais.”
Para aqueles que já caíram em golpes como este, a PM recomenda que a vítima procure a polícia e abra um boletim de ocorrência. É importante que as vítimas também comuniquem o banco sobre o ocorrido.