APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT
A Polícia Judiciária Civil divulgou as fotos dos dois bandidos que fugiram do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande. Eles escaparam da cadeia com a ajuda do então diretor da penitenciária, o policial penal Adão Elias Junior, que foi preso nesta segunda-feira (14), na Operação Shadow.
A fuga ocorreu em 14 de julho de 2023, quando os presos deveriam ter sido levados para trabalhos extramuros, isto é, fora da cadeia. Conforme a polícia, o diretor da penitenciária e outro policial penal receberam pagamento em dinheiro para facilitar a escapada dos bandidos.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Um fugitivo é Gilmar Reis da Silva, conhecido como “Vovozona”, considerado criminoso de alta periculosidade e apontado como liderança do crime organizado na região sul de Mato Grosso. Ele responde ainda pelo crime de homicídio.
LEIA MAIS - Ex-diretor de penitenciária é preso por facilitar fuga de líder de facção
O outro é Thiago Augusto Falcão de Oliveira, autor de homicídio em Chapada dos Guimarães, além de outras quatro mortes em Planalto da Serra.
Informações do paradeiro dos dois podem ser repassadas à polícia pelo telefone 197, da Polícia Civil. O sigilo é garantido.
Na operação desta segunda-feira (14), um segundo policial penal, identificado como Léo Márcio da Silva Santos, também foi preso.
No total, foram expedidos 35 mandados, sendo 11 de prisão preventiva, 12 de busca e apreensão domiciliar, seis bloqueios de valores, três de sequestro de veículos e três de sequestro de bens e imóveis, expedidos pela juíza Edna Ederli Coutinho, do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá.