DO REPÓRTER MT
Um garimpo ilegal que funcionava na zona rural de Juína (792 km de Cuiabá) foi fechado durante uma operação do Batalhão de Proteção Ambiental e do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam). Durante a ação policial, realizada nessa quinta-feira (06), foram apreendidas duas escavadeiras hidráulicas.
De acordo com o boletim de ocorrência, as equipes policiais receberam informações de alertas de degradações ambientais emitidas pelo satélite Planet e repassadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). Os alertas denunciavam uma possível área de exploração ilegal de minério, na zona rural de Juína.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Os policiais militares se deslocaram até a região indicada e, prontamente, verificaram a veracidade das denúncias. A vegetação nativa estava severamente degradada, além de diversas estradas secundárias criadas de forma descaracterizada.
No local, os policiais militares encontraram duas máquinas escavadeiras hidráulicas, que eram utilizadas para a degradação do local, em virtude da exploração de minério.
Diante da situação, as equipes policiais realizaram a apreensão do material encontrado. Os agentes ainda conseguiram a identificação do proprietário do local e estão em diligências em busca do suspeito pelo crime ambiental.
Qualquer pessoa pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.