ANA FRUTUOSO
DO REPÓRTER MT
A Policia Federal deflagrou a 2ª fase da Operação Trilha de Algodão nesta quarta-feira (29), em Rondonópolis (a 212 km da capital). A operação investiga grupo criminoso especializado em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro que atua em Mato Grosso e Rondônia.
Foi apreendida um veículo SW4, em Vilhena (RO), que pertencia a um dos principais investigados desta operação. O alvo já havia sido preso na deflagração da 1ª fase, quando foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão preventiva no dia 15 de março.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Além do mandado de sequestro do veículo foi apurada também a estratégia de lavagem de dinheiro montada pelos criminosos. Oficialmente, a SW4 pertence a um jovem de 21 anos com renda mensal de R$ 2 mil, demonstrando que claramente o homem não tem condições financeiras para adquirir o veículo que foi avaliado em aproximadamente meio milhão de reais.
O grupo ostentava nas redes sociais uma vida de luxo, exibindo veículos e motos importadas, oriundas do crime.
As investigações foram iniciadas em outubro de 2022, após a apreensão de 675 kg de cloridrato de cocaína em Rondonópolis em Mato Grosso, em uma atuação conjunta da Polícia Federal e a Policia Rodoviária Federal local.
As duas equipes conseguiram identificar o modus operandi do grupo criminoso, que ocultava no interior de carretas-bitrem, que transportavam caroço de algodão, grandes quantidades de cocaína rumo ao estado de São Paulo.