facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 21 de Novembro de 2024
21 de Novembro de 2024

04 de Outubro de 2024, 18h:30 - A | A

VIVA MAIS / HORMÔNIOS SEXUAIS

Endócrino: Falta de testosterona e progesterona podem causar depressão

Segundo a endocrinologista Claudia Santana, os hormônios sexuais são responsáveis não só pela libido, mas também por manter a mente saudável.

KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT



Além de estarem relacionados a libido, à qualidade de vida e ao bem-estar emocional, os hormônios sexuais também são responsáveis por manter a mente saudável. Nesta edição da coluna Viva Mais, a endocrinologista Claudia Santana explica que a falta desses estimulantes pode provocar problemas psicológicos e até depressão.

Segundo a endócrino, a falta de testosterona nos homens e a falta de estrógeno e progesterona nas mulheres aumenta o acometimento por doenças psíquicas, já que o déficit desses hormônios, muito conhecidos pela sua influência sexual, provocam alterações de humor, de memória, desânimo, fadiga e indisposição em homens e mulheres.

“Várias alterações hormonais podem levar a alterações do humor e a sintomas depressivos. É importante linkar as alterações hormonais com as alterações psíquicas, como a depressão e o transtorno de ansiedade”, esclarece a especialista.

Veja:

Comente esta notícia