facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Dezembro de 2024
26 de Dezembro de 2024

09 de Novembro de 2013, 20h:15 - A | A

CIDADES / DECISÃO JUDICIAL

Creches de Cuiabá permanecerão abertas durante as férias

DA REDAÇÃO



A juíza Gleide Bispo dos Santos determinou que o Município de Cuiabá mantenha as creches públicas em funcionamento durante todo o ano, inclusive nas férias escolares. A juíza concedeu a decisão com base em Ação Civil Pública interposta pela Defensora Pública Hélleny Araújo.

A Prefeitura de Cuiabá tem sob a sua responsabilidade 51 creches e 3 Centros Municipais de Educação Infantil que atendem a demanda de 5.924 crianças com idades de 0 a 3 anos e 11 meses.

Trecho do pedido da Defensoria diz que durante o recesso escolar, as mães não têm com quem deixar os filhos. “O que, muitas vezes, acaba prejudicando a continuidade do trabalho e fazendo com que a família passe por privações”.

Na decisão, a juíza determina que o Estado e o município emitam em 45 dias o cronograma de funcionamento das creches no período de férias, sob pena de multa de R$ 15 mil por dia de atraso. Decorridos 15 dias, a multa subiria para R$ 30 mil por dia.

Segundo a defensora, as pessoas que precisam das creches são de baixa renda e não podem contratar serviços particulares por não ganharem o suficiente nem para investir em alimentação, vestuário e saúde, quiçá para pagar para cuidarem de seus filhos. “Este é o perfil da esmagadora população cuiabana: mães sozinhas ou casadas, mas com renda familiar aquém do salário mínimo ou em torno deste”, relata.

Como a obrigação de oferecer educação infantil é dos municípios, o governo do Estado mantém apenas duas creches: a Creche Maria Eunice e a Creche Nasla, ambas em Cuiabá, que funcionam em período integral.

Comente esta notícia

Carla Mendes da Silva 13/11/2013

Bom dia, atualmente as instituições denominadas \"creches\", são frequentadas por crianças de várias classes da sociedade, hj ela não é mais uma instituição assistencialista e sim educativa, as pessoas que nela trabalham também possuem filhos e muitos deles nas escolas,não podemos esquecer que estas instituições é direito da criança e não dos pais e que também é direito das crianças ficarem com seus pais e não somente nas creches, porque deixar um filho o dia todo em uma instituição e só buscá-lo a noite é muito fácil, eles precisam de atenção, amor e carinho dos pais e não somente das pessoas que trabalham nas creches. As pessoas que trabalham nas creches necessitam cuidar de seus filhos em idade escolar, nas férias e ressaltando que os salários não são tão altos assim que permitem as mesmas pagarem babá. A assistência social de cada cidade deve criar programas que possam cuidar dessas crianças consideradas em situação de risco e não a educação! Devemos pensar mais sobre nossas crianças, somos pais e temos a responsabilidade de criarmos nossos filhos, e não somente deixá-los ser criados por outras pessoas. Pensem nisso!!!!

positivo
0
negativo
0

1 comentários