facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Setembro de 2024
14 de Setembro de 2024

26 de Agosto de 2024, 16h:17 - A | A

GERAL / SEGUNDO CASO

Brigadista morre durante combate a incêndio em Terra Indígena em MT

O homem atuava com brigadista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desde 2021.

THIAGO STOFEL
DO REPÓRTERMT



Um brigadista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), identificado como Uellinton Lopes dos Santos, de 39 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (26) durante combate a um incêndio na Terra Indígena Capoto/Jarina, em São José do Xingú (950 km de Cuiabá).

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o corpo do brigadista foi encontrado cerca de 1 quilômetro de uma linha de defesa contra o fogo onde a equipe estava atuando.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Leia mais - Brigadista morre durante combate a incêndio em canavial em Itiquira

A vítima desapareceu nesse domingo (25), enquanto atuava no combate ao incêndio.

Uellinton atuava como brigadista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desde 2021.

O caso é investigado.

Nota do Ibama

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informam com imenso pesar a morte do brigadista Uellinton Lopes dos Santos, de 39 anos, que combatia incêndios florestais na Terra Indígena Capoto/Jarina, em São José do Xingu (MT).

Uellinton pertencia ao quadro de brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama. O corpo foi localizado na manhã desta segunda-feira (26/8), a cerca de 1 km de uma linha de defesa contra o fogo.

O brigadista foi contratado pelo PrevFogo em 2024 e integrava a Brigada Pronto Emprego de Brasília. De 2021 até este ano, trabalhou como brigadista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O MMA e o Ibama prestam assistência, solidariedade e apoio à família do brigadista.

Outro caso

Um brigadista de 20 anos, identificado como Paulo Henrique Pereira Souza, morreu na última quinta-feira (22), enquanto ajudava a combater um incêndio de grandes proporções que atingiu uma área de lavoura pertencente à Usina Sonora, na zona rural de Itiquira (a 362 km de Cuiabá). As chamas se alastraram rapidamente pelo canavial e estavam consumindo áreas próximas à BR-163.

Comente esta notícia