facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 30 de Dezembro de 2024
30 de Dezembro de 2024

10 de Setembro de 2024, 17h:40 - A | A

GERAL / SECA SEVERA

Nível do Rio Paraguai quebra recorde histórico e chega a 26 centímetros em Barra do Bugres

Marca é a mais baixa já registrada desde 1972 nessa região.

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT



O Rio Paraguai, na região do município de Barra do Bugres (169 km de Cuiabá), quebrou recorde histórico nos últimos dias ao atingir o nível mais baixo de água já registrado desde 1972. No Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia realizado pelo Sistema de Alerta Hidrológico (SAH), o nível do rio está em 26 centímetros.

De acordo com o levantamento, na última semana a bacia do Rio Paraguai registrou um volume de chuvas insignificantes. Em Mato Grosso, não chove com volume de água considerável há mais de 100 dias.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Os 1.693 km do Rio Paraguai em território brasileiro são monitorados por 21 réguas. Dezoito dessas indicam níveis de água inferiores aos esperados para o período, com três delas registrando marcas abaixo de zero.

No último dado colhido na estação do município, o volume de água no rio estava em 26 centímetros sendo que o esperado era de 61.

Os últimos registros mais baixos feitos na região foram em 1967 e 2023, quando o volume de água ficou na casa dos 28 centímetros.

Reprodução

boletim hidrico rio paraguai mt

 

O Rio Paraguai é o principal na região do Pantanal e abrange 48% do estado de Mato Grosso. Desde o início do ano, ele tem registrado níveis baixíssimos.

Em julho, por exemplo, o nível das águas ficou em 73 centímetros na região de Cáceres e foi considerada a mais baixa dos últimos 60 anos.

Comente esta notícia