DO UOL
Comentarista de condomínios no SP1, telejornal da Globo em São Paulo, Marcio Rachkorsky postou um vídeo "sincerão", no Instagram, contando manias esquisitas de sua vida. Uma delas é o fato de o advogado não ser um grande fã, digamos, de tomar banho.
"Eu não gosto muito de tomar banho. Às vezes fico dois... Já fiquei três dias sem tomar banho. E não me incomodo que minha parceira fique sem tomar banho. Sou meio porquinho. Mas é gostoso. Eu acho uma delícia", confidenciou Marcio, na rede social.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Banhos tem função importante para a manutenção da nossa limpeza, mas não devem ser tomados nem demais, nem de menos. A gente explica abaixo um pouco mais sobre isso:
Quantos banhos por dia se recomenda?
Uma ducha diária já é o bastante para ficar limpo e não comprometer a pele. Muito mais do que isso, pode trazer problemas.Nossa pele é recoberta por um manto lipídico. Essa gordurinha funciona como uma barreira que nos protege de forma bem natural. Mas, a proteção não é eterna e pode ser prejudicada pelo excesso de banho e pelo uso de produtos de má qualidade.
A capa de lipídios tem um pH ligeiramente ácido, em torno de 5,5. Esse é o número chave que impede a passagem de bactérias, vírus e ácaros. Por isso é tão importante usar produtos que não alterem sua acidez.
O excesso de banho pode levar à xerose cutânea, que nada mais é do que a pele excessivamente seca. Essa condição facilita doenças como a dermatite atópica e infecções como a pitiríase ou alergias.
Quanto banho é de menos?
Para quem não gosta tanto de banho, dá para ficar sem tomar banho por até quatro ou cinco dias sem comprometer a saúde.Mas ficar muito tempo sem uma boa ducha pode levar a acúmulo de sebo na pele e grumos de bactérias que, por sua vez, podem desencadear doenças de pele. Isso sem falar dos odores de suor que vão se acumular... Então, é importante ao menos se limpar bem com outros métodos - como lenços umedecidos.
Banho muito quente, não
Um grande vilão para a pele é a água muito quente. Claro que um banho morno, à noite, antes de dormir, é até relaxante e não faz mal algum. Mas, por conta do frio do inverno, muita gente gosta daquela chuveirada com a água "pelando". E isso faz um mal danado.
O banho muito quente enfraquece as defesas da pele. A pele se resseca e isso pode causar microfissuras. Como a superfície da pele é ocupada por fungos e bactérias que, normalmente, convivem conosco sem problema algum, quando a barreira cutânea é quebrada, pode haver o desenvolvimento de doenças.
Existe jeito certo de tomar banho?
O sabonete deve ser esfregado nas mãos em vez de diretamente na pele.O ideal é começar lavando as áreas de maior transpiração, como axilas, partes íntimas e pés, pois é onde o acúmulo de bactérias é maior e onde possui maior odor. Em seguida, passe para o restante do corpo.
Sobre esponjas esfoliantes, não é preciso esfregar vigorosamente, pois não é isso que vai limpar a pele. Passar a mão cheia de sabão pelo corpo já é o suficiente.
Fontes: médico sanitarista Rodolpho Telarolli Junior; dermatologista Betina Stefanello.