VANESSA MORENO
DO REPÓRTERMT
A capital mato-grossense bateu dois recordes do país neste domingo (18). O primeiro de cidade mais quente, com a temperatura de 42ºC e o segundo de cidade mais seca, com umidade relativa do ar de 8%. As informações são do Climatempo.
No ranking das 12 cidades mais quentes do Brasil neste domingo, cinco delas são de Mato Grosso. Além de Cuiabá, figuram a lista Rondonópolis, com 40°C; Rosário Oeste, com 39,7°C; São José do Rio Claro, com 39,4°C; Salto do Céu, com 39,3°C e Vila Bela da Santíssima Trindade, com 39,1°C.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Esse foi o segundo dia consecutivo que Cuiabá esteve no topo da lista de cidades mais quentes. No sábado os termômetros registraram 41,8°C de temperatura máxima. De acordo com o Climatempo, o recorde anterior foi registrado no dia 15 de agosto, quando a temperatura máxima foi de 41°C.
A previsão é que o calor intenso continue até o próximo sábado (24) e novos recordes possam ser alcançados, já que a previsão de temperatura máxima para os próximos cinco dias na capital é de 42°C.
Já no domingo (25) há um alerta de mudança brusca de temperatura em Cuiabá. A previsão é de mínima de 19°C e máxima de 30°C, sem previsão de chuvas. Na quarta-feira (28) os termômetros voltam a passar dos 40°C.
Nessas condições é preciso redobrar a atenção quanto aos riscos de incêndios florestais e à saúde. O clima quente e seco pode causar doenças pulmonares, dores de cabeça, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, obstrução das vias respiratórias, sangramento nasal, entre outros problemas.