facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Outubro de 2024
14 de Outubro de 2024

02 de Abril de 2023, 14h:00 - A | A

GERAL / DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

Dados apontam surto em Cuiabá; atendimentos a crianças aumentaram 201% em 1 mês

Em fevereiro, número de atendimentos de crianças com doenças respiratórias foi de 152. Já em março, número já passa dos 450 nas unidades de saúde pública de Cuiabá

JOÃO AGUIAR
DO REPÓRTER MT



Relatórios da Secretaria de Saúde de Cuiabá mostram um ‘boom’ nos atendimentos de crianças com doenças respiratórias durante o mês de março, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Capital. O aumento foi de 201% em relação a fevereiro.

De acordo com os dados obtidos pelo Repórter MT, do dia 1º de fevereiro até o dia 28, foram feitos 152 atendimentos de crianças com algum tipo de síndrome respiratória, como virose, covid-19, influenza, broncopneumonia e bronquiolite aguda.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Já nos primeiros 15 dias de março, as UBS em Cuiabá atenderam 231 crianças. Um aumento de 52%.

No período entre 16 de março até o dia 29, foram mais 228 atendimentos de crianças com algum tipo de síndrome respiratória, totalizando 459 durante o mês inteiro. O aumento foi de 201% entre fevereiro e março.

Leia mais - Estado emite alerta sobre aumento de casos de dengue e síndromes respiratórias em MT

O assunto vem preocupando pais e responsáveis. Na última semana a Santa Casa de Misericórdia chegou a suspender o atendimento ambulatorial da ala pediátrica, na terça-feira (28), após o hospital receber 300 crianças apenas pela manhã.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas da Capital também estavam superlotadas, mas estão conseguindo atender toda a demanda, já que as unidades contam com pediatras e clínicos.

O mesmo não pode ser dito das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cuiabá, que estão tendo dificuldades para atender a toda a demanda porque faltam médicos. Mesmo assim, o atendimento não foi suspenso.

Comente esta notícia