facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Novembro de 2024
06 de Novembro de 2024

14 de Julho de 2023, 15h:36 - A | A

GERAL / IMAGENS IMPRESSIONARAM

ICMBio diz que queimada de grandes proporções na Estrada de Chapada foi prescrita

A ação do instituto ocorreu próximo às nascentes do Córrego Paciência e do Portão do Inferno.

JOÃO AGUIAR
DO REPÓRTER MT



O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) emitiu nota na tarde desta sexta-feira (14), afirmando que o incêndio que atingiu a vegetação da Estrada de Chapada dos Guimarães, na noite dessa quinta-feira (13), foi uma queimada prescrita.

As fortes chamas assustaram motoristas que passaram pela região e as imagens divulgadas nas redes sociais impressionaram.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Conforme o ICMBio, o incêndio é uma das queimas prescritas previstas no Plano de Manejo Integrado do Fogo do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. A ação ocorreu próximo às nascentes do Córrego Paciência e do Portão do Inferno.

Leia mais sobre o incêndio 

Incêndio de grandes proporções atinge Estrada de Chapada; veja vídeo

Incêndio de grandes proporções na Estrada de Chapada é controlado por bombeiros

Ainda segundo o instituto, o vento sul afastou as chamas e a fumaça do tráfego na rodovia. A queima foi concluída às 22 horas, com o fogo sob controle.

O Corpo de Bombeiros informou que enviou duas viaturas para dar apoio no combate às chamas.

Queima prescrita

Conforme o ICMBio, várias queimas prescritas estão sendo realizadas em Mato Grosso desde o mês passado. Isso é uma forma de prevenção de incêndios florestais. A estratégia é para minimizar os impactos ambientais das verdadeiras queimadas, que atingem a região nesta época do ano.

A queima prescrita é o uso do fogo em parcelas da vegetação criando uma barreira natural para evitar o espalhamento das chamas quando ocorrem incêndios florestais, principalmente na época da seca. Com uso do equipamento pinga-fogo, somente é queimado o material seco da vegetação que se acumula no solo e pode agravar os incêndios.

Veja o vídeo:

Comente esta notícia