facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Setembro de 2024
14 de Setembro de 2024

30 de Agosto de 2024, 10h:58 - A | A

GERAL / CHAPADA DOS GUIMARÃES

Incêndio atinge Morro São Jerônimo e ponto turístico é fechado

Cerca de 19 brigadistas do ICMBio atuam para combater o fogo no Morro São Jerônimo.

VANESSA MORENO
DO REPORTÉR MT



O Morro São Jerônimo, atrativo turístico localizado no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães foi fechado nesta quinta-feira (29) devido aos incêndios florestais que atingem o local. Cerca de 19 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuam para combater o fogo.

O parque, que é uma área protegida, está sendo consumido pelas chamas desde o dia 23 de agosto. O fogo teve início no dia 21 de agosto em uma região do Coxipó do Ouro e foi espalhado pelo vento.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Desde então, além do Morro São Jerônimo, a equipe do ICMBio já registrou focos de queimada na área do “Quebra Gamela” e fora do Parque Nacional, próximo a uma subestação de energia elétrica.

Os incêndios estão sendo monitorados, mas seguem evoluindo. “Mesmo distante do Parque, pode se espalhar por uma área considerável e crítica, que possui habitações, à sudeste da unidade”, diz trecho da nota do ICMBio encaminhada ao Repórter MT.

Ainda não há estimativa da área atingida, mas é possível que cerca de 700 hectares da unidade de conservação possam ser consumidos.

Uma das estratégias de defesa empregada pelo Instituto é a queima prescrita, que forma uma rede de barreiras que proporciona um ataque mais eficaz e seguro, auxiliando no estabelecimento de um perímetro de controle.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar, além de uma aeronave asa rotativa do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) dão apoio aos brigadistas do ICMBio.

O reflexo dos incêndios no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães podem ser sentidos em Cuiabá, onde a população amanheceu sufucada por uma nuvem de fumaça nesta quinta (29) e sexta-feira (30).

Leia mais: Cuiabanos amanhecem “sufocados” com fumaça vinda de incêndios

Comente esta notícia