facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 21 de Fevereiro de 2025
21 de Fevereiro de 2025

17 de Fevereiro de 2025, 14h:40 - A | A

GERAL / FEVEREIRO ROXO

Rins estão entre os órgãos mais afetados pelo diabetes

As complicações do diabetes afetam várias partes do corpo, incluindo o cérebro, olhos, coração, rins e nervos

DO REPÓRTERMT



A diabetes é uma das doenças crônicas mais incidentes no país e afeta mais de 13 milhões de brasileiros. Essa doença é caracterizada pela ausência ou produção insuficiente de insulina, hormônio que regula os níveis de glicose no sangue a níveis adequados para o bom funcionamento do organismo.

As complicações do diabetes afetam várias partes do corpo, incluindo o cérebro, olhos, coração, rins e nervos. Manter os níveis de glicose no sangue controlados, assim como ser acompanhado por um médico e fazer regularmente análises do sangue pode auxiliar no controle e até mesmo na prevenção de complicações da doença.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Quando não controlado, o diabetes pode causar danos nos nervos, vasos sanguíneos e órgãos, podendo levar a várias outras doenças crônicas, como a insuficiência renal e neuropatia diabética, por exemplo.

Para auxiliar a prevenção de danos e o controle dos níveis glicêmicos a Unimed Cuiabá disponibiliza para seus clientes o programa Doce Vida. Ligado ao Viver Bem, setor de medicina preventiva da cooperativa, o programa atua promovendo o autocuidado e a conscientização do participante, por meio de palestras, reuniões, exames e atendimento multidisciplinar.

Entre os órgãos mais afetados pelo diabetes estão os rins, como ressalta a médica endocrinologista da Unimed Cuiabá, Gabriela Polisel. “Os altos níveis de açúcar sobrecarregam os rins, levando a perda de proteínas na urina. A longo prazo, a sua capacidade de filtragem fica comprometida e o organismo passa a acumular líquidos e minerais, como o sódio e o potássio. Quando isso acontece, as substâncias acumuladas podem chegar a níveis perigosos e afetar a composição química do sangue".

A insuficiência renal crônica é uma doença em geral gradual e irreversível, com perda progressiva da função renal. Por não manifestar sintomas específicos, ela pode ser confundida com outras doenças, ocasionando o atraso do seu diagnóstico. “Muitas vezes, a identificação da doença só acontece quando ela se encontra em estágio avançado, e os rins já estão em fase crítica de funcionamento”, destaca a endocrinologista.

Os pacientes atendidos pelo Doce Vida seguem o protocolo do cuidado perfeito que inclui análise dos exames de rotina, exame do fundo do olho e neuropatia (pé diabético).

COMO PARTICIPAR

O Viver Bem acolhe clientes dos planos Unimed Cuiabá que podem ser encaminhados via sistema pelo médico referência. Além de demanda espontânea feita por telefone (65) 3612-8848/ 8849, pelo site da cooperativa www.unimedcuiaba.coop.br, ou ainda presencialmente no Espaço Viver Bem localizado na Rua Barão de Melgaço, 2754 - Centro Sul - Ed. WorkTower – Térreo, em Cuiabá.

Comente esta notícia