facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Fevereiro de 2025
19 de Fevereiro de 2025

15 de Fevereiro de 2025, 14h:29 - A | A

GERAL / BLOQUEIO DE VIAS

VÍDEOS - Moradores fazem novo protesto contra falta de água em Várzea Grande

A onda de manifestações começou na noite de segunda-feira (10), quando moradores do bairro Paiaguás bloquearam a Avenida Filinto Müller.

KARINE ARRUDA
DO REPÓRTEMT



Na noite dessa sexta-feira (14), os moradores de alguns bairros de Várzea Grande retomaram a onda de protestos nas ruas e avenidas do município por conta da falta de água na região. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os populares ateando fogo em objetos para fazer barricadas e bloquear vias da cidade.

Além dos gritos de clamor pela retomada do abastecimento de água, há um outro vídeo compartilhado em grupos de mensagens que mostra uma moradora aproveitando a água da chuva para encher um balde (veja ao final da matéria).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Leia mais - Sem água há 20 dias, moradores de VG colocam fogo em pneus e bloqueiam Avenida Filinto Müller

A onda de manifestações começou na noite de segunda-feira (10), quando moradores do bairro Paiaguás bloquearam a Avenida Filinto Müller, onde atearam fogo em pneus, em protesto contra a Prefeitura de Várzea Grande e o Departamento de Água e Esgoto (DAE) da cidade.

Suposto boicote 

Na sexta-feira, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), anunciou uma investigação policial para apurar a falta de água no município sob a suspeita de que a crise hídrica esteja relacionada a boicotes e sabotagens. 

Leia mais - Mauro determina que Polícia Civil e Sesp investiguem boicotes ao abastecimento de água em VG; vídeo

A situação é tão crítica na cidade que a prefeita Flávia Moretti decretou situação de calamidade pública. Na justificativa, a prefeitura disse que a medida foi necessária em razão do sucateamento e das recorrentes sabotagens e atos de vandalismo nas unidades de abastecimento.

Segundo Moretti, o sistema de água que existe hoje em VG é um sistema sucateado, com bombas ultrapassadas, redes antigas e infraestrutura precária, resultado de anos sem a manutenção adequada. Por conta disso, diversas Estações de Tratamento de Água (ETAs) se encontram paralisadas ou operando com a capacidade reduzida.

Leia mais - Flávia decreta calamidade pública por crise no abastecimento de água

Outro lado

O entrou em contato com o Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande, que informou que as equipes já estão trabalhando para garantir o abastecimento total dos bairros do município. Segundo o órgão, a maioria das manifestações estão ocorrendo em bairros em que o abastecimento começou a ser normalizado agora, com a estabilização das Estações de Tratamento de Água (ETAs).

Veja vídeos:

 

Comente esta notícia

Jorge Melles 15/02/2025

Tá na hora do DAE ser privatizado!!!Só assim acaba a \"mamata\" de vários interesseiros que têm caminhões pipa...assim como acontece no NORDESTE!!! IGUÁ neles!!!

positivo
0
negativo
0

Lucienio 15/02/2025

Boa tarde o povo de vg deveria bloquear as pontes que liga Cuiabá a vg e a rodovia dos imigrantes quem sabe chamaria a atenção dos parlamentares prefeito governo deputados pois várzea grande já virou cabide de votos com a proposta de água sou cuiabano e fico envergonhado com tanta falta de respeito pelo povo varzeagrandence só lembra no hora do voto tcha por Deus

positivo
1
negativo
0

2 comentários