facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Dezembro de 2024
26 de Dezembro de 2024

09 de Outubro de 2013, 15h:39 - A | A

NACIONAL / NA MATERNIDADE

Bebê cai logo após o primeiro banho em hospital de Votorantim

Enfermeira teria colocado bebê em berço apenas com colchão. Santa Casa afirma que será aberta uma sindicância.

DO G1



Um bebê que havia acabado de nascer sofreu uma queda logo após tomar o primeiro banho quando era colocado pela enfermeira no berço. O acidente aconteceu nesta terça-feira (8), na Santa Casa de Votorantim (SP).

"Ela lavou o corpinho dela (bebê) numa banheira e decidiu colocar a bebê em baixo de uma luz para que pudesse esquentar a criança. Alguém tirou aquele bercinho e deixou só um colchonetezinho de plástico fino que não segura nada. E ela quando colocou a criança, na mesma hora foi para o chão, rodou, acho que bateu com a cabeça", relata o pai Fábio Moreira.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A criança nasceu na Santa Casa de Votorantim, mas como não há aparelhos de tomografia ou neurologista precisou ser transferida para o Hospital Regional de Sorocaba (SP). Segundo o pai da criança, começavam mais algumas horas de angústia. "O hospital cedeu uma incubadora para trazer a criança e trouxeram de forma precária porque a criança estava solta dentro da ambulância. Eu e o rapaz viemos segurando para chegar às 2h30 para conseguir fazer a tomografia por volta de 4h30 e o neurologista fazer o atendimento, às 8h", reclama.

A direção da Santa Casa informou que está tomando todas as providências de assistência à recém-nascida e aos pais. Informou também que deverá ser aberta uma comissão para apurar se houve negligência da enfermeira. "Todo fato que tem essa conotação, a administração abre um procedimento administrativo para apurar os fatos, não só para preservar a criança, como também para que regule o trabalho da enfermagem e o trabalho dos profissionais do hospital. Nós tivemos um acidente que trata-se de uma profissional com 7 anos de casa, com 20 anos de profissão. Isso configura um acidente de trabalho", explica o advogado da Santa Casa Lázaro de Góes Vieira.

O coordenador de enfermagem negou problemas no transporte do bebê. "O sistema de transporte foi acionado rapidamente, antes mesmo do código de autorização ser dado pelo Sistema de Urgências e Emergências, a fim de agilizar o processo. Essa ambulância permaneceu na Santa Casa aguardando essa liberação. Sobre a incubadora, nós optamos por transportá-la na nossa incubadora, onde o bebê já estava adequadamente instalado, para não haver uma mudança e uma maior manipulação do bebê de uma incubadora para outra", explica Anderson Fortini.

A criança está internada no Hospital Regional de Sorocaba (SP). Por telefone, a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde informou que o bebê passou por uma tomografia, mas que ainda não é possível afirmar se houve traumatismo craniano.

Comente esta notícia