DÉBORA MARQUES VILAR
Hora de esquentar os motores para a grande largada de mais um ano letivo, momento de muitas expectativas para professores e estudantes. Reencontrar amigos e conhecer novos é sempre uma alegria para os estudantes, e tem aqueles que conhecerão pela primeira vez outro ambiente que não seja o familiar. Bem como conhecer os novos professores que serão responsáveis em mediar o conhecimento e levá-los à porta de várias oportunidades.
A Escola tem o papel de acolher na volta às aulas envolve um olhar mais cuidadoso para as necessidades de aprendizagem e para as emoções e sentimentos de cada estudante. A equipe gestora tem a responsabilidade de organizar a estrutura física e curricular para que o processo pedagógico aconteça.
É necessário acolher e trabalhar os conteúdos com as competências e habilidades que os estudantes precisam adquirir, e claro, é importante trabalhar também as emoções principalmente nos dias de hoje. A escola tem ocupado um papel cada vez maior nesse processo, pois fica com esse estudante um tempo significativo.
Esse ano chega com uma determinação do não uso do celular: a Lei Federal 15.100/2025, que proíbe alunos de usarem telefone celular e outros aparelhos eletrônicos portáteis em escolas públicas e particulares, inclusive no recreio e intervalo entre as aulas, e a Lei Estadual nº 12745 de 06/12/2024. A situação dividiu opiniões e com certeza os estudantes precisarão de um tempo de adaptação para entender e respeitar a nova legislação. A família terá um papel fundamental nesse processo e essa nova realidade será mais um desafio para o trabalho do professor, que terá o papel de fiscalizar e fazer cumprir a determinação.
Com todas essas situações postas, teremos 200 dias ou mais com muitas emoções e aprendizados. Que comece mais um ano letivo.
Professora: Débora Marques Vilar
Professora Mestre em Educação