LICIO ANTONIO MALHEIROS
O esporte exerce papel preponderante em nossas vidas, principalmente em se tratando de inclusão social, pois o esporte tem o poder de socialização, em que não se separa gênero, raça, religião ou classe social.
Em se tratando de ganhos, são inúmeros os benefícios físicos e mentais: nosso ânimo melhora, temos mais disposição, há liberação de hormônios importantes para o organismo, e ajuda na parte estética, ou seja, troca a gordura por massa magra.
Na chamada em questão, falamos da importância do esporte em nossas vidas, como elemento norteador das questões, da saúde física e mental, assim como do processo de socialização na vida das pessoas.
O esporte profissional por sua vez ajuda inserir no cenário esportivo, pessoas que brilharam tanto nacionalmente, como em nosso Estado.
Poucas pessoas sabem da existência de um atleta profissional que atuou em nossa Capital, por um curto período de tempo.
Oriundo do Distrito da Guia, reporto-me ao senhor Nildo Ramos Nunes, apelidado carinhosamente de Dá Guia, nascido em 12 21964, no Distrito da Guia, segundo informações foi um grande craque do passado.
Dá Guia, como popularmente é conhecido teve uma passagem pelo futebol Mato-grossense, atuando na equipe do Palmeiras, conhecido popularmente como “Periquito do Porto”, pois o Palmeiras instalou-se no Bairro do Porto, em nossa capital.
Dá Guia, atuou no futebol Mato-grossense, no Palmeiras “Periquito do Porto” em 1987, posteriormente, se transfere para o município de Barra do Garças em 1989, no qual continuou atuando brilhantemente, conquistando vários títulos.
Nessa curta passagem pelo “Palmeirinha” ou “Periquito do Porto” conheceu Roberto França Auad, um apaixonado pelo “Palmeirinha”, que exercia também a função de radialista; a quem Dá Guia rasgou elogios.
Roberto França, em um segundo momento torna-se grande político, se elegendo vereador em 1970. Daí por diante, galgou vários degraus alçando voos inimagináveis como é do conhecimento de todos.
Naquela época, o tempo de atuação de um atleta profissional era bastante limitado, em função disso, Dá Guia, deixa o esporte e passa a ministrar aulas, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Posteriormente ingressa, na nossa gloriosa Polícia Militar, atuando de 1993 até 2017, servindo também no distrito da Guia, no qual aposentou-se.
Atualmente, é dono de uma pequena chácara na Guia, local este onde passa a maior parte dos seus dias; aproveitando, para dar apoio aos seus pais, que felizmente ainda estão vivos.
Seu pai, João do Bomdespacho Nunes está com 93 anos, sua mãe, Ana Ramos Nunes está com 80, isso, é motivo de orgulho e satisfação para o mesmo.
Por certo, uma belíssima história de vida, de um atleta anônimo que venceu na vida, sem precisar de fama, holofotes, likes ou curtidas.
Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo e jornalista