DA REDAÇÃO
Diante de uma ‘corrida pelo ouro’, que está atraindo milhares de garimpeiros profissionais e amadores ao município de Pontes e Lacerda, um grupo de autoridades regionais, incluindo um deputado com base eleitoral no ‘Vale do Guaporé’ já estaria ‘comandando’ a exploração de ouro no local.
De acordo com fontes do até mesmo ônibus levando ‘aventureiros’ que pretendiam tentar a sorte no novo garimpo foram impedidos de entrar no local e teriam sido 'expulsos' da cidade.
Somente quem já está garimpando, ou quem for autorizado (pelos "donos") a entrar no local teria a ‘permissão’ cavar na serra, onde grande pepitas estão "brotando" desde uma forte chuva que ocorreu.
Por enquanto, não há manifestação alguma por parte do governo Federal sobre o controle da área, a não ser alguns agentes da Polícia Federal que foram encaminhados para lá. De acordo com a lei, tudo que estiver debaixo da terra, a mais de 2,5 metros de profundidade, mesmo em área particular, pertence à União e a atividade, portanto, é ilegal!
Leia mais
Cidade 'invadida' já tem escassez de produtos e prostitutas no garimpo
Chuva faz ouro 'brotar' em cidade de MT; Polícia teme ''invasão de aventureiros'