facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 21 de Outubro de 2024
21 de Outubro de 2024

21 de Outubro de 2024, 12h:33 - A | A

PODERES / RETA FINAL

Abilio expõe estratégia antipetista de adversário; Lúdio promete concurso a cada dois anos

Os candidatos disputam o segundo turno da eleição para a Prefeitura de Cuiabá.

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT



No programa eleitoral gratuito exibido na TV nesta segunda-feira (21), o deputado federal Abilio Brunini (PL) e o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que concorrem ao cargo de prefeito de Cuiabá, trocaram algumas farpas, mas usaram a maior parte de suas peças publicitárias para apresentar propostas, tendo em comum aquelas voltadas aos servidores públicos.

O primeiro programa exibido foi o de Abilio. Ele aproveitou para relembrar o ato, realizado em Cuiabá na semana passada, quando esteve presente o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e criticou a estratégia de Lúdio que, segundo ele, esconde o Partido dos Trabalhadores de sua campanha. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A propaganda de Abilio trouxe trechos de falas do ex-presidente no ato realizado em apoio a sua campanha, que aconteceu na segunda-feira (14). Em discurso, Bolsonaro pediu para que o candidato "escolha bem seu secretariado e que aprenda a falar não".

Abilio voltou a reforçar o pedido para que seus apoiadores respeitem seu adversário e descartem a questão do "já ganhou".

Ainda na peça, o liberal falou com os servidores públicos citando o envio de emendas enquanto deputado federal para a UFMT, destinadas ao zoológico e ao hospital veterinário, em uma crítica direta ao governo federal. 

O candidato também propõe a recuperação da Ilha da Banana, que fica na região Central da cidade, e a criação Hospital Veterinário Público na capital.

Por fim, ele atacou seu adversário Lúdio Cabral (PT) dizendo que ele tenta esconder o partido dos eleitores.

Lúdio, por sua vez, começou sua propaganda eleitoral rebatendo a acusação de que estaria tentando esconder os símbolos que representam o Partido dos Trabalhadores de sua campanha. O candidato criticou o adversário por falar em "varrer" os adversários. 

Em seguida, ele defendeu a união para mudar Cuiabá e recuperar a cidade do caos que vivenciou nos últimos oito anos, na gestão de Emanuel Pinheiro (MDB). 

O candidato ainda apresentou suas propostas para os servidores públicos, como RGA anual, combate ao assédio moral e valorização das carreiras, repeito ao piso das catergorias e concurso a cada dois anos.

Lúdio quer criar um Campus da Unemat no Centro Histórico de Cuiabá, um IFMT no Coxipó, e ainda criar cursinhos gratuitos pré-vestibular.

No programa desta segunda, o único ministro a falar foi o da da Educação, Camilo Santana, que reforçou as propostas do candidato, garantindo apoio do Governo Federal em sua gestão.

O petista reforçou as propostas de construir 20 mil casas populares com energia solar, e 4 vagas em creches no primeiro ano de gestão em parceria com igrejas e entidades. Prometeu também acabar com as filas de espera nos postos de saúde e melhorar a qualidade no atendimento.

Abilio e Lúdio se enfrentarão no segundo turno da eleição, que está marcado para o próximo domingo (27).

Comente esta notícia