facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Setembro de 2024
19 de Setembro de 2024

17 de Setembro de 2024, 18h:34 - A | A

PODERES / QUAEST/TVCA

Botelho sobe para 33% e lidera seguido de Abilio com 26% e Lúdio com 20%

Com isso, Botelho abre vantagem de 7 pontos em cima do segundo colocado, o deputado federal Abilio Brunini (PL).

KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT



O candidato a prefeito de Cuiabá e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), segue liderando as pesquisas de intenção de voto para assumir a prefeitura municipal. Na segunda pesquisa Quaest, divulgada nesta terça-feira (17) pela TV Centro América, Botelho aparece com 33%, seguido por Abílio Brunini (PL) com 26%, Lúdio Cabral (PT) com 20% e Domingos Keneddy (MDB) com 4% na modalidade estimulada. 

No comparativo com a primeira rodada da pesquisa, divulgada em 27 de agosto, Botelho abriu vantagem de 7 pontos em cima do segundo colocado, o deputado federal Abilio Brunini (PL), na modalidade estimulada, ou seja, quando os entrevistados recebem uma lista com as opções de candidatos e então dizem em quem vão votar. Botelho cresceu dois pontos percentuais, saindo de 31% para os 33% atuais. Já o percentual de eleitores indecisos caiu de 64% para 52%. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Nesse quesito, Abilio e Lúdio estão tecnicamente empatados, no limite da margem de erro, que é de 3%. Indecisos somaram 10% e brancos e nulos ou que não pretendem votar somam 7%.

Já no cenário espontâneo, quando o eleitor diz o nome do primeiro candidato que lhe vem à cabeça, Botelho e Abilio ficam tecnicamente empatados, bem como Abilio e Ludio, levando em consideração a margem de erro de 3%. O presidente da ALMT está com 18% das intenções de voto, seguido novamente por Abilio com 16%. Em terceiro lugar vem Lúdio com 10% e, por último, Kennedy com 2%. Indecisos somaram 52% e brancos e nulos ficaram em 2%.

Segundo turno

A pesquisa também simulou três cenários de um eventual segundo turno. O primeiro seria entre Botelho e Abilio, onde o candidato do União Brasil venceria com 47% dos votos, ficando o candidato do Partido Liberal com 33%. Neste cenário, indecisos somariam 7%. Já brancos e nulos ficariam em 13%.

Em outra situação hipotética, em que a disputa do segundo turno fosse entre Botelho e Lúdio, o presidente da Assembleia também venceria com 53% dos votos, ficando o petista com 28%. Indecisos somariam 6% e brancos e nulos, 13%.

No último caso, se a disputa fosse entre Abilio e Lúdio, o deputado federal do PL venceria com 46% e deixaria o candidato de Lula com 35%. Nesse caso, indecisos somariam 5% e brancos e nulos, 14%.

Rejeição

O levantamento também analisou o caráter de rejeição de cada candidato. Nesse critério, Lúdio Cabral dispara com 48%, em seguida vem Abilio Brunini com 39%, depois Eduardo Botelho com 32% e, por fim, Domingos Keneddy com 28%.

Dados

A pesquisa Quaest foi realizada presencialmente com 852 eleitores de 16 anos ou mais em Cuiabá, entre os dias 14 e 16 de setembro, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MT-09476/2024. O nível de confiança é de 95%.

Comente esta notícia