facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 09 de Outubro de 2024
09 de Outubro de 2024

09 de Outubro de 2024, 14h:42 - A | A

PODERES / ATUAÇÃO CONTROLADA

CCJ da Câmara aprova PEC que limita poderes de ministros do STF

Proposta proíbe que decisões monocráticas dos ministros do STF suspendam atos dos presidentes da República, da Câmara e do Senado

GABRIEL BUSS
DO METRÓPOLES



A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (9/10), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 8/2021, que veda decisões monocráticas (individuais) para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos demais tribunais superiores. Foram 39 votos favoráveis e 18 contrários. Agora, a proposta segue para uma comissão especial, que ainda será criada. Não há data para a instalação dessa comissão.

A proposta proíbe que decisões individuais de ministros suspendam leis ou atos do presidente da República, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados ou do Congresso Nacional.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A única exceção para a ocorrência de decisões individuais seria durante o recesso judiciário, em casos de “grande urgência ou risco de dano irreparável”. Nessa conjuntura, depois de retomar suas atividades, o colegiado teria o prazo de 30 dias para julgar a decisão.

Leia a matéria completa em Metrópoles.

Comente esta notícia