facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 08 de Janeiro de 2025
08 de Janeiro de 2025

07 de Janeiro de 2025, 07h:00 - A | A

PODERES / CÂMERA NAS FARDAS

Coronel Fernanda: Dinheiro que poderia ser usado para aumentar o efetivo e reforçar o armamento

O Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação das câmeras é do deputado estadual Wilson Santos

VANESSA MORENO
DO REPORTÉR MT



A deputada federal Coronel Fernanda (PL) não concorda com a proposta de instalação de câmeras nas fardas dos policiais militares em Mato Grosso. Ela acredita que o valor que seria gasto com os equipamentos de vigilância, daria para aumentar o efetivo de policiais e adquirir uniformes, armamentos e viaturas para melhorar a segurança pública do Estado.

“O dinheiro que vai gastar com câmeras teria que aumentar o efetivo, daria para colocar uniformes mais adequados, armamento mais adequado, viaturas decentes. Isso sim melhoria o serviço”, disse a parlamentar à imprensa.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O debate sobre instalação de câmera nas fardas dos policiais ganhou força nas últimas semanas devido aos recorrentes casos de excesso dos policiais militares de São Paulo, que já fazem uso dos equipamentos de captura e registro de imagens.

A medida em Mato Grosso passou a ser discutida devido ao um Projeto de Lei, criado em 2023, pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação das câmeras não só nas fardas, mas também nas viaturas, aeronaves, embarcações e capacetes. O objetivo do projeto é resguardar o policial e comprovar a correta abordagem, bem como reduzir o nível de violência e apresentar os fatos reais sem edição.

Para a Coronel Fernanda, que atuou como oficial da Polícia Militar, os policiais em Mato Grosso "enxugam gelo" com equipamentos inadequados e não serão as câmeras que resolverão os problemas da segurança pública.

“A função da segurança pública vai ser sempre enxugar gelo. Cada dia nasce uma modalidade de crime, cada dia a criminalidade aumenta e nós, infelizmente, vamos ter que enxugar gelo, então vamos enxugar gelo com um produto adequado”, ressaltou.

Comente esta notícia