facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 07 de Janeiro de 2025
07 de Janeiro de 2025

06 de Janeiro de 2025, 10h:00 - A | A

PODERES / USO DE ARMAS

Mauro: "Esse decreto do governo Lula facilita a vida dos bandidos"; veja vídeo

O governador de Mato Grosso criticou a medida do Governo Federal que muda a atuação das forças de segurança

VANESSA MORENO
DO REPORTÉR MT



O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), disse na manhã desta segunda-feira (06), durante entrevista ao vivo na JP News, que o decreto do Governo Lula, que muda a atuação das forças policiais no Brasil, vai facilitar a vida dos bandidos. O governador disse ainda que a medida não traz nada de novo para combater a insegurança e visa conter a atuação da Polícia Militar.

Esse decreto é mais do mesmo e não traz nada de novo para combater a insegurança pública no Brasil. As facções criminosas continuam crescendo, elas continuam ampliando o seu território, a forma de atuar, e o decreto ele tá tentando conter a atuação da polícia militar”, afirmou Mauro Mendes.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O decreto assinado pelo presidente Lula da Silva (PT) estabelece diretrizes para a atuação dos agentes de segurança e disciplina o uso de armas de fogos e instrumentos não letais nas abordagens, busca domiciliares e a atuação dos policiais penais nos presídios. O documento define que o recurso da força só poderá ser empregado em casos em que os recursos de menor intensidade não forem suficientes e cita que o uso da arma de fogo deverá ser medida de último caso.

Ainda de acordo com o decreto, o repasse de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Penitenciário Nacional aos Estados será condicionado ao cumprimento das novas diretrizes.

Para Mauro Mendes, as medidas não passam de loucura e inversão de valores, uma vez que o correto, segundo ele, seria criar medidas para combater as facções criminosas e não para conter as forças de segurança.

Olha que loucura, gente. Nós estamos invertendo os valores, quando nós devíamos estar criando leis, decretos, normas e procedimentos para combater as facções criminosas, nós estamos fazendo um decreto para conter a polícia, a atuação das forças de segurança do Brasil. É o fim da picada!”, disse.

Veja o trecho da entrevista publicado na página do governador Mauro Mendes no Instagram:

 

Comente esta notícia

Zalabari 06/01/2025

Facilita mesmo, olha ai hoje um corpo encontrado dentro de uma viatura da PM e que nós diz. O corpo entrou sozinho kkkk

positivo
2
negativo
0

1 comentários