facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 27 de Novembro de 2024
27 de Novembro de 2024

16 de Janeiro de 2024, 10h:37 - A | A

PODERES / DELÍRIOS SOBRE TRILHOS

Emanuel ignora decisão do TCE e cria comissão para implantar VLT em Cuiabá

Decisão foi publicada nesta terça-feira (16), na Gazeta Municipal.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTER MT



O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) ignorou a decisão do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), que havia autorizado o início das obras do BRT na Capital, e determinou a criação de uma Comissão Técnica para coordenação da implantação do VLT, em Cuiabá.

A Comissão será coordenada pelo próprio prefeito. A medida foi publicada na Gazeta Municipal nesta terça-feira (16).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Segundo a Prefeitura, o projeto já foi incluído no sistema de obras públicas do Governo Federal e cumpre as especificidades exigidas pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana. O objetivo é conseguir recursos federais parta o modal.

Mediante o investimento do governo federal no projeto do VLT Cuiabano será possível realizar o sonho do povo cuiabano em ter um transporte sustentável, silencioso, digno, que vai promover não só, o desenvolvimento econômico, urbano e social, mas vai garantir dignidade para os usuários do transporte coletivo. Vamos colocar Cuiabá na linha de frente das grandes cidades do Brasil e do Mundo que adotaram o moderno sistema do VLT”, esclareceu o prefeito.

LEIA MAIS - Conselheiro chama Emanuel de "inconformado" e autoriza obras do BRT em Cuiabá

A comissão será composta por representantes do gabinete do prefeito, das secretarias municipais de Mobilidade Urbana (assumirá a coordenação geral, em caso de eventual impossibilidade temporária do Prefeito); Gestão; Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; Obras Públicas e Procuradoria Geral do Município.

A coordenação técnica será exercida por Janete Ely, economista e consultora técnica na área de infraestrutura de transporte e logística. O prazo para conclusão do estudo técnico preliminar e as minutas do termo de referência e edital de licitação até o dia 29 de março de 2024.

O novo projeto do VLT Cuiabano prevê a extensão do modal até o Distrito Industrial, no trecho Coxipó. Em comparação com o projeto original, que possuía 22.180 metros e 33 estações, a reestruturação proposta pelo município de Cuiabá aumentará o VLT para 23.125 metros, com 03 terminais de integração, 01 estação de conexão e 32 estações de transbordo.

Barrado pelo TCE

No último dia 12 de janeiro, o conselheiro plantonista do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Waldir Teis, negou Embargo de Declaração de Emanuel Pinheiro (MDB), que pretendia suspender a decisão que o proibiu de tentar atrapalhar as obras para implantação do BRT na Capital.

Teis disse que Emanuel não tem respeito pela Corte de Contas, em razão do nítido caráter da ação, cujo intuito é impedir o trânsito em julgado da decisão e dificultar o início das obras do BRT.

“Esse ato contraria a ética e a boa-fé, pois tem nítida finalidade de burlar o andamento processual para alcançar objetivo que favoreça o interesse da parte embargante, mostrando-se abusivo e desleal”, diz em trecho de seu voto, que ainda citou “exagerado inconformismo”.

Comente esta notícia

Carlos 20/01/2024

Não consegue nem manter esses pau de arara que andam aí nas ruas imagina o vlt esse prefeito fuma cola estragada só pode tá loco a cidade é só buraco e lixo pra todo lado . Vai é colocar os cinco bilhões no paletó e não vão fazer nada esse sem noção

positivo
0
negativo
0

Alessandra 18/01/2024

Bom dia! Ao povo cuiabano, Cuiabá merece o VLT por que na copa de 2014 foi um transtorno para os comerciantes um caus , deveria dar continuidade e entregar o tão esperado VLT . Que é um transporte sustentável e muito mais moderno, rápido.

positivo
0
negativo
0

Jamil 18/01/2024

Mane do paletó, vai devolver o dinheiro que ele é sival e companhia roubaram , para por neste moldal falido , história pra inglês ver, agora vamos lá, até ele não respeitar o tce, os capachos dele na câmara os vereadores da base, nao gostar de Mauro que tem mais de 70 % de aceitação popular, não querer que tenham jogos no dutrinha, até aí agente engole, agora o que ele está fazendo é desrespeitar a população cuiabana, está sem saúde na mão dele, está com ruas enboracadas, devendo até as cuecas, e vem falar que gosta de cuiaba, conversa Manuel, o senhor é e ficará n histórias do pior prefeito d nossa capital e por fim está de novo roubando o povo, nao depositar os FGTS , fazer uso individo e CADEIA , isso sim é justo,BORA JUSTICA, BORA CAMARA , BORA MINISTÉRIO PÚBLICO, PEDEM PRISÃO DESTE PREFEITO , TIREM ELE DESTE LUGAR QUE NAO MERECE ESTA LÁ, pronto falei e quem reclamar e puxa dele

positivo
0
negativo
0

Francisco Delgado 17/01/2024

Parabéns Prefeito Emanuel! Existe autonomia entre as esferas governamentais. E mostra pra este governador que o senhor é um cuiabano de saco roxo.

positivo
0
negativo
0

Domingos 17/01/2024

Tem de ser VLT tá certo Mauro quer aparecer fora Mauro derubador de floresta

positivo
0
negativo
0

Ademir 17/01/2024

Pedindo pra ser preso antes !!!!! Este pior Prefeito de Cuiabá já visto!!!!! Cuiabá está abandonada, mergulhada em buracos que a empresa Nhambiquaras é do Eduardo Botelho amigo do prefeito, tem de ser investigado, e mato para todo lado , lotes sem calçada e mato altíssimo !!!! Cadê uma Intervenção na cidade abandonada pelo Gestor , isso é crime , pois todos pagamos IPTU, taxas , impostos em dia , e este crime de sumir com o dinheiro público precisa ser investigado!!!!!

positivo
0
negativo
0

Herik 17/01/2024

A cidade não tem nem asfalto. Por onde anda é só buraco e ainda quer pr VLT.

positivo
0
negativo
0

Gina 16/01/2024

Não tem ninguém para parar este homem? Ele tem que respeitar a lei .

positivo
0
negativo
0

8 comentários