APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) nomeou, nesta quinta-feira (31), Giovani Valar Koch para ocupar cargo na Secretaria Municipal de Governo. Giovani foi afastado da diretoria da Empresa Cuiabana de Saúde Pública por ordem da Justiça.
O afastamento se deu no dia 17 de setembro, quando a Polícia Civil deflagrou a Operação Athena, contra um suposto esquema de corrupção envolvendo uma empresa terceirada contratada para fornecer serviços de monitoramento interno e controle de acesso para a Secretaria Municipal de Saúde.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
LEIA MAIS - Empresa investigada por esquema de corrupção na saúde de Cuiabá fica em quitinete
O contrato firmado com a empresa é relativo à configuração e manutenção de câmeras de vigilância dos hospitais que estão sob a gestão da ECSP. São eles: Hospital Municipal São Benedito e Hospital Municipal de Cuiabá.
Na época, a polícia divulgou que a empresa Lume Divinum Comércio e Serviços de Informática Ltda funcionava em uma quitinete no bairro Jardim Leblon. O prejuízo estimado aos cofres públicos foi de R$ 3,9 milhões, que teriam sido pagos à prestadora.
O papel de Giovani no esquema, conforme a Polícia Civil, foi justamente autorizar os pagamentos à empresa, apesar das evidentes irregularidades.
Foram alvo da mesma operação o ex-secretário de Saúde, Célio Rodrigues; o ex-secretário-adjunto de Gestão na Saúde, Gilmar Cardoso dos Santos; os ex-diretores da Empresa Cuiabana de Saúde Paulo Sérgio Barbosa Rós, Eduardo Pereira Vasconcelos, Juarez Silveira Samaniego, Vinicius Gatto Cavalcante Oliveira; além de Selberty Artênio Curinga, Rosana Lidia de Queiroz, Juarez Silveira Samaniego, Nadir Ferreira Soares Camargo da Silva e Lauro José da Mata.