facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 22 de Novembro de 2024
22 de Novembro de 2024

06 de Maio de 2024, 10h:57 - A | A

PODERES / ENCHENTES

Mauro anuncia doação de R$ 50 milhões de MT para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul

O valor será oriundo do Fethab e deverá contribuir para a reestruturação das áreas afetadas pelas fortes chuvas que devastaram o estado e afetaram cerca de 345 municípios. 

RENAN MARCEL
DO REPÓRTER MT



O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), anunciou na manhã desta segunda-feira (06) mais uma iniciativa do governo estadual para auxiliar o Rio Grande do Sul a mitigar os efeitos da catástrofe ambiental vivida nos últimos dias.

A ideia é repassar R$ 50 milhões ao governo de Eduardo Leite (PSDB), que deverão ser utilizados para a reconstrução de pontes, estradas, escolas, além de ajudar as famílias vítimas da tragédia climática. A proposta será debatida entre o governo, representantes do setor produtivo e também da Assembleia Legislativa.

"É uma grande tragédia e todos nós temos que nós brasileiros temos que nos emanar para ajudar a recuperar esse grande estado da federação"

Pela proposta, o valor será oriundo do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), e deverá contribuir para a reestruturação das áreas afetadas pelas fortes chuvas que devastaram o estado e afetaram cerca de 345 municípios. 

Diversas cidades daquela região estão debaixo d'água, por conta do alagamento dos rios que provou enchentes, matando, destruindo casas e deixando milhares desabrigados.

"Todos nós estamos acompanhando com muita tristeza tudo aquilo que está acontecendo no Rio Grande do Sul. É uma grande tragédia e todos nós temos que nós brasileiros temos que nos emanar para ajudar a recuperar esse grande estado da federação", argumentou o governador Mauro Mendes.

Segundo o representante do executivo, carretas enviadas pela população com doações de alimentos, roupas e remédios também deverão seguir rumo ao sul do país levando ajuda humanitária.

A sociedade civil de Mato Grosso está empenhada no recebimento de doações que devem seguir rumo ao Rio Grande do Sul e fortalecer essa grande corrente humanitária em prol de todos que foram afetados por essa tragédia”, declarou.

Além dessas ações, o Governo de Mato Grosso enviou na sexta e no sábado (03 e 04.05), equipes do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) para auxiliar nas operações de busca e resgate na região.

A equipe da Ciopaer atua na região sob a coordenação da aviação do Rio Grande do Sul nas operações de resgate aéreo com auxílio de dois pilotos e três tripulantes da base mato-grossense.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão


Catástrofe

O Governo do Rio Grande do Sul atualizou os números em relação à tragédia que afeta o Estado em meio aos temporais e à enchente do rio Guaíba. Às 9h desta segunda-feira, 6, foram confirmadas 83 mortes – 4 sob investigação – e 111 desaparecidos.

No total, já são 850.422 afetados pela tragédia. Além disso, foram contabilizados 345 municípios castigados, 19.368 pessoas em abrigos, 121.957 desalojados e 276 feridos.

Comente esta notícia

Alex 07/05/2024

Vai doar do o dinheiro do estado??? Nossas estradas estão ótimas.. deveria doar mais

positivo
0
negativo
1

1 comentários