facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 16 de Setembro de 2024
16 de Setembro de 2024

18 de Julho de 2024, 07h:00 - A | A

PODERES / PORTÃO DO INFERNO

Mauro descarta esperar Festival de Inverno: “Se Ibama liberar, obras começam imediatamente”

Governo do Estado ainda precisa de uma autorização do Ibama para que projeto seja colocado em execução.

APARECIDO CARMO
FERNANDA ESCOUTO
DO REPÓRTERMT



O governador Mauro Mendes (União) disse, nesta quarta-feira (17), que assim que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitir a última licença necessária para o início das obras do Portão do Inferno, na rodovia MT-251 (Estrada de Chapada), as obras terão início.

“Se liberar, a obra começa imediatamente”, disse o governador.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner (União), defendeu publicamente que o Governo do Estado aguardasse o fim do evento, já tradicional no calendário regional, para que isso não afetasse ainda mais a economia local. O acesso à cidade é feito com uma série de restrições desde o ano passado, o que prejudicou o turismo na cidade nas festas de fim de ano e Carnaval.

LEIA MAIS - Botelho cobra celeridade: “Obras têm que começar imediatamente, já perdemos muito tempo”

Mauro Mendes explicou aos jornalistas que ainda falta mais uma licença para que as obras tenham início. Trata-se da Autorização de Supressão Vegetal (ASV), emitida pelo Ibama. Em sua fala, o governador criticou a burocracia estatal, que impede que obras de relevância sejam feitas de forma célere.

“Já estamos providenciando desde o dia em que saiu a licença todos os trâmites para que a ASV, que é a Autorização de Supressão Vegetal. É a maldita burocracia deste país. Demora mais tempo para superar a burocracia do que provavelmente para fazer a obra”, criticou Mauro.

Citando o que chamou de “burrocracia”, o governador destacou que não se tratava de uma crítica ao órgão ambiental federal, mas às regras da administração pública que dificultam a ação do Executivo estadual.

LEIA MAIS - Ibama emite autorização para Governo de MT "cortar" paredão do Portão do Inferno

“É o Ibama, se ele é o órgão licenciador, é ele quem tem que dar a ASV, mas esse é o rito da burocracia. Não existe nada de anormal no Ibama não, vamos ser justos com o Ibama. É a maldita 'burrocracia' brasileira que impõe que nós tenhamos muitas vezes uma perda de tempo gigantesca no processo muito menor do que nós levamos muitas vezes para fazer uma obra”, criticou.

O projeto do Governo de Mato Grosso prevê a realização de um retadulamento do paredão rochoso que circunda a rodovia na altura do Portão do Inferno. Em 28 de junho foi emitida a licença ambiental necessária para a execução dessa intervenção junto ao Ibama.

LEIA MAIS - Sinfra libera passagem de veículos no Portão do Inferno com até 3,5 toneladas

A obra tem um prazo de 120 para ser concluída e aguarda questões burocráticas e condicionantes na liberação da licença ambiental que ainda estão sendo analisadas para definir a data de início.

A Sinfra realizou uma licitação emergencial para a execução de obras e a empresa contratada para a execução é a Lotufo Engenharia, que apresentou a melhor proposta financeira no valor de R$ 29,5 milhões.

Comente esta notícia

Alessio Bandeira 19/07/2024

Isso é o PT no comando. A coisa não anda????

positivo
0
negativo
0

1 comentários