APARECIDO CARMO
DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT
O governador Mauro Mendes (União) afirmou que o Governo do Estado está monitorando o aumento do número de casos de Covid-19 e a presença de uma nova variante da doença em Mato Grosso. Conforme os dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), de dezembro até o dia 23 de janeiro, houve um aumento de mais 70% no número de casos confirmados da doença.
“A vigilância sanitária está cuidando disso, está acompanhando isso. O secretário de saúde tem feito reuniões diariamente com a equipe técnica. O secretário adjunto de vigilância sanitária tem atuado junto aos municípios. E nós estamos monitorando e tomando as providências para que isso não cresça para proporções que fujam ao controle. Infelizmente, nós perdemos o medo da Covid”, disse Mauro em conversa com a imprensa.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Nós estamos monitorando e tomando as providências para que isso não cresça para proporções que fujam ao controle
O governador ainda cobrou que as autoridades sanitárias nacionais cumpram com o seu papel e entreguem vacinas que consigam proteger a população das novas variantes que vão surgindo.
LEIA MAIS - Covid volta a assustar e 12 cidades estão em alerta máximo em MT
“Espero que rapidamente a vigilância sanitária nacional, brasileira, e os organismos que produzem vacina possam trazer novas variantes de vacina também capazes de controlar essas novas cepas que estão surgindo”, disse.
Na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde sequenciou e identificou uma nova subvariante da Covid-19 em Mato Grosso, a JN 2.5, que é uma variação da Ômicron. Foi o primeiro registro da subvariante no Brasil.
Uso de máscara
Nesta sexta-feira (26), a Secretaria de Estado de Saúde divulgou um comunicado para as unidades de saúde da rede para que voltem a ser utilizadas máscaras nas dependências desses estabelecimentos.
A recomendação é que os profissionais de saúde, visitantes e acompanhantes que visitam as unidades (enfermarias, quartos, unidades de terapia intensiva, unidades de urgência e emergência, corredores, laboratórios e outros) utilizem o equipamento de proteção individual.
Essas recomendações são do setor da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do estado, que monitora o avanço da doença em todas as regiões de Mato Grosso.
Elizabeth 28/01/2024
Governador feche a fronteira nossa com a Bolívia pois lá não existe prevencao nenhuma,e nós sofremos com as doenças que oropagan entre nossa população
Neide 28/01/2024
Precisamos usar máscara geral melhor maneira de prevenir, muitas vezes não é a população e sim o fato de jovens pegar e passam para os seus familiares idosos e com risco de outras doenças levarem a piorar o quadro caso eles tenham covid 19. Se os jovens pegarem principalmente no Carnaval, aumenta a chance de passar nos que apresentam comordidades e forem idosos.
2 comentários