APARECIDO CARMO
DAFFINY DELGADO
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), disse que vai aumentar o tempo das sessões parlamentares para permitir que seja ampliado o período destinado às discussões sobre os projetos em tramitação na Casa.
A ideia é que as sessões tenham início às 9h. Por duas horas os parlamentares poderão expor suas ideias e propor discussões. Para a sessão da tarde, a ideia é que os trabalhos sejam levados até as 18h sempre que for necessário.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Max disse que também recebeu a proposta de criar uma sessão extra apenas para que os parlamentares pudessem discursar, como ocorre no Congresso Nacional. O presidente da Assembleia disse que não viu efetividade na ideia.
“Eu vou deixar aberto o microfone só para fala. Mas e aí, qual que é a participação? Quantos deputados vão participar? Você acha que se eu abrir o microfone na terça-feira à tarde toda para fala, vai ser importante para a imprensa, vai ser importante o Parlamento? Vai ter a participação dos parlamentares? Se eles quiserem isso terão o meu apoio”, disse.
LEIA MAIS - Julio propõe aumento de sessões e quer mudanças administrativas
“Confesso que (acredito que) isso não vai não vai haver muita efetividade. É muito melhor eu trazer o cidadão lá do bairro mais simples de Cuiabá”, acrescentou.
Na visão do chefe do Legislativo Estadual, cobrar mais efetividade das comissões permanentes da Casa trará mais resultados, uma vez que elas propiciam a participação da população e o contraponto de pontos de vista.
“Hoje a maioria quer o quê? Que amplie o horário das sessões nas quartas-feiras, que fortaleça as comissões que a gente possa trazer o cidadão para dentro da assembleia, como eu falei, trazer especialistas, doutores, a população de uma maneira geral para falar o que ela quer, o que ela pensa, como que ela quer. Na sessão, o cidadão não tem essa oportunidade, o cidadão é representado na sessão através do parlamentar”, argumentou o presidente.