facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 07 de Outubro de 2024
07 de Outubro de 2024

07 de Outubro de 2024, 07h:00 - A | A

PODERES / BOLSONARISMO RESISTE

PL desbanca institutos de pesquisa, vence em VG, Rondonópolis e Sinop, e lidera 1º turno em Cuiabá

Empresário Roberto Dorner também foi reeleito em Sinop.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



O primeiro turno das eleições municipais mostrou que o bolsonarismo ainda é a maior força política em Mato Grosso. Contrariando institutos de pesquisa, os candidatos do Partido Liberal, Flávia Moretti e Cláudio Ferreira, venceram em Várzea Grande e Rondonópolis neste domingo (06).

Em Cuiabá foi onde teve a maior reviravolta: o candidato que liderava as pesquisas sequer foi para o segundo turno e Abilio Brunini foi o vencedor do primeiro turno.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O que todos esses candidatos têm em comum? Usaram bastante a imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), maior nome da direita no Brasil.

LEIA MAIS - Contrariando pesquisas, Abilio lidera votação em Cuiabá e enfrenta Lúdio no segundo turno

Bolsonaro venceu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Mato Grosso na eleição de 2022 e seus eleitores não parecem ter desistido da agenda que ele representa, pelo menos é o que demonstram os resultados das urnas.

O prefeito Roberto Dorner também foi reeleito em Sinop. Apesar de Bolsonaro não ter tido papel ativo na sua campanha, Dorner é mais uma vitória do PL.

LEIA MAIS - Flávia Moretti desbanca Kalil e vence a Prefeitura de Várzea Grande

Também é importante apontar o papel dos institutos de pesquisa. Dos grandes aos pequenos, dos locais aos nacionais, praticamente todos erraram. O deputado estadual Eduardo Botelho (União) aparecia na liderança de todas as pesquisas, que erraram o resultado.

Apenas o instituto Atlas Intel apontou o resultado exato do primeiro turno em Cuiabá. Mas, ao contrário dos outros institutos, eles fizeram as entrevistas com os eleitores pelo Instagram e por isso foram desacreditados.

LEIA MAIS - Claudio Ferreira é eleito prefeito em Rondonópolis

O eleitor envergonhado, aquele que tem receio de verbalizar a sua intenção de voto, pode ter feito a diferença. Os métodos usados para fazer esse tipo de precisam ser revistos, sob pena de descredibilizar todos o segmento.

A tendência é que a eleição em Cuiabá seja nacionalizada, com chance de participação ativa de Bolsonaro e Lula. Abilio sai na frente, mas o jogo começa do zero.

LEIA MAIS - Dorner vence Mirtes e está matematicamente reeleito em Sinop com 68% dos votos

A história ensina que quem vence o primeiro turno não está automaticamente eleito. Em 2020, Abilio venceu o primeiro turno, mas foi derrotado por Emanuel Pinheiro (MDB) no segundo, mesmo contando com o apoio da então candidata Gisela Simona, atualmente apoiadora de Botelho.

Comente esta notícia