facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Dezembro de 2024
26 de Dezembro de 2024

05 de Dezembro de 2024, 17h:08 - A | A

PODERES / 6 DIAS DE ATRASO

Servidores da Saúde ameaçam paralisar nesta sexta; Prefeitura promete pagar salário hoje

Médicos e enfermeiros, que correspondem a 80% dos servidores da pasta, receberam em dia.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



Cerca de 1200 servidores da Secretaria Municipal de Saúde estão sem receber o salário de novembro, que deveria ter sido depositado até o dia 29 do mesmo mês. O que mais revoltou os servidores é que médicos e enfermeiros receberam em dia, deixando assistentes sociais, odontológos dentre outros sem os proventos mensais.

Durante a sessão plenária da Câmara Municipal desta quinta-feira (05), os vereadores discutiram os atrasos nos pagamentos. A servidora Delaine Regina Bertodolo, que é assistente social, uma das categorias da Secretaria Municipal de Saúde que estão sem receber o salário de novembro, teve espaço para pedir que os parlamentares ajudem os servidores, que já começam a passar por dificuldades.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Os salários de médicos e enfermeiros foi pago em dia, mas os demais servidores, que tinham promessa de receber até o dia 29 de novembro, já contabilizam seis dias de atraso. Oficialmente, a Prefeitura minimiza o caso e diz que houve um erro de sistema.

“O prefeito tem tratado com normalidade o não repasse do pagamento de várias categorias profissionais. É incrível que seja tratado como um erro o não repasse do pagamento dessas categorias, simplesmente como um defeito de um sistema. Mas é um sistema muito seletivo, que pagou todos os enfermeiros, todos os médicos e as demais categorias ele tratou pejorativamente”, disse a servidora.

A servidora, que disse já enfrentar dificuldade para abastecer o carro que usa para ir ao trabalho, lembrou aos vereadores que o salário é o direito básico do trabalhador e cobrou que eles discutam a situação, ajudando a solucionar o problema.

“Nós somos profissionais de frente, que lidamos todo dia com a população, tentamos levar uma saúde de qualidade para essa população e hoje está sendo negado o direito mais básico de um trabalhador, que é o salário”, pontuou Delaine.

“Não é possível que esta Casa permita que o prefeito trate o nosso salário como uma roleta russa, aonde ele dispara, acerta (um alvo) e paga só aquelas categorias que ele julga serem importantes para o atendimento da saúde pública”, acrescentou. A servidora ainda pontuou que os terceirizados da limpeza estão há quatro meses sem receber os salários.

“Com lamentação, eu não pago e não sobrevivo. Eu não tenho mais nem recursos para prover o abastecimento do meu veículo para ir trabalhar. Então, assim é uma situação grave quando a gente tem negado o seu direito básico de receber pelo serviço prestado. Não é uma questão de empatia, é uma questão de direito. É grave quando se viola o direito básico do recebimento do seu salário. É nesse sentido que venho pedir que vocês se debrucem sobre esse tema, porque são vidas, são servidores”, disse.

O vereador Adevair Cabral, que é presidente do sindicato que representa os servidores dos municípios, lamentou a situação e ameaçou uma paralisação das categorias na manhã desta sexta-feira (06), caso Emanuel Pinheiro não coloque em dia o salário dos trabalhadores públicos.

“Se a gente não receber esse pagamento hoje, vamos fazer uma paralisação amanhã em frente a Prefeitura amanhã de manhã com todos os servidores que não receberam ainda, vamos levar o sindicato para lá juntamente com o sindicato dos odontólogos”, afirmou.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Marcrean Santos, lamentou a situação, voltou a dizer que se tratou de um erro em sistema e que todos os servidores deverão receber nesta quinta-feira (05).

“A gente fica sentido de ver a aflição e a necessidade dos servidores. Eu falei com o prefeito cinco minutos atrás e ele me garantiu que as pessoas que não receberam, porque teve um problema no sistema como foi dito, foi o que ele me falou, estou transmitindo o que ele me falou, que hoje a Prefeitura paga cem por cento daqueles que não receberam. Foi o que o prefeito me falou há cinco minutos atrás”, disse.

“Não houve maldade e vontade de atrasar os salários de ninguém, hoje os servidores que não receberam, um número muito pouco em relação ao que foi pago, hoje eles receberão cem por cento, segundo a fala do prefeito”, disse Marcrean.

Em nota, a Prefeitura de Cuiabá assegurou que o pagamento será feito ainda nesta quinta-feira (05).

“A Prefeitura lamenta o ocorrido e reforça o seu compromisso, consolidado ao longo de quase oito anos de gestão, de realizar os pagamentos de forma correta e dentro dos prazos estabelecidos, prezando sempre pela valorização e respeito aos servidores públicos”, diz trecho da nota. Veja a íntegra abaixo.

Nota de Imprensa

A Prefeitura de Cuiabá esclarece que já efetuou o pagamento de mais de 80% dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), restando cerca de 1.200 servidores referentes à folha salarial do mês de novembro.

A quitação dos pagamentos será realizada até esta quinta-feira (5).

Necessário reforçar que o problema técnico atingiu especificamente somente aos servidores da SMS. Os demais colaboradores do Executivo Municipal receberam o salário referente ao mês de novembro, no último dia útil do mês de novembro, no dia 29.

É importante esclarecer que a situação ocorreu devido a uma falha na transmissão dos dados bancários somente na folha da secretaria municipal de saúde. Como medida para evitar que o problema se repita, todos os dados dos servidores da SMS foram revisados e reenviados, garantindo maior precisão e evitando futuras divergências.

A Prefeitura lamenta o ocorrido e reforça o seu compromisso, consolidado ao longo de quase oito anos de gestão, de realizar os pagamentos de forma correta e dentro dos prazos estabelecidos, prezando sempre pela valorização e respeito aos servidores públicos.

Comente esta notícia