facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Dezembro de 2024
15 de Dezembro de 2024

15 de Dezembro de 2024, 14h:00 - A | A

PODERES / "MOMENTO DELICADO"

VÍDEO - Gisela afirma que um dos desafios de gestão será lidar com o afastamento de desembargadores

João Ferreira Filho e Sebastião de Moraes Filho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), foram afastados e estão usando tornozeleira eletrônica por estarem supostamente envolvidos em um esquema de venda de sentenças.

KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT



Reeleita como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso (OAB-MT), a advogada Gisela Cardoso afirmou que terá muitos desafios a serem enfrentados na nova gestão, entre eles o afastamento dos desembargadores João Ferreira Filho e Sebastião de Moraes Filho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Ambos foram afastados e estão usando tornozeleira eletrônica por estarem supostamente envolvidos em um esquema de venda de sentenças.

“Nós vamos enfrentar e estamos passando por um momento delicado no judiciário na questão do afastamento dos desembargadores, na questão de possível venda de sentenças, também com advogados envolvidos. Esse vai ser um momento que a gente precisa enfrentar com muita responsabilidade.”, disse a presidente.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Leia mais - Gisela toma posse e reforça defesa da OABMT a advogados: Não vamos admitir qualquer tipo de desrespeito

Durante o evento de posse ocorrido na sede da OAB-MT na noite dessa terça-feira (10), Gisela também pontuou que espera que as instituições saiam mais fortalecidas após o esclarecimento do suposto esquema que desencadeou após a morte do advogado Roberto Zampieri, ocorrida no fim do ano passado.

“[Espero] que as instituições saiam fortalecidas para que os culpados, se houverem, possam responder e que, como eu disse, as instituições possam sair fortalecidas e respeitadas porque isso é importante para toda a sociedade.”, afirmou.

Leia mais - STF nega retorno e mantém tornozeleira em desembargadores de MT; lobista continua preso

Gisela foi reeleita, com 4.813 votos, para gerir a OAB-MT no próximo triênio, entre 2025 e 2027. Ao lado dela, estará o vice-presidente Giovane Santin.

Venda de sentenças
O assassinato do advogado Roberto Zampieri, ocorrido no fim do ano passado, na frente do escritório em que ele trabalhava, no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá, caiu como uma bomba no Judiciário mato-grossense, desencadeando uma investigação federal sobre um suposto esquema de venda de sentenças.

Leia mais - Assassinato de Zampieri completa um ano

Em novembro deste ano, a Operação Sisamnes, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), cumpriu mandatos contra 23 alvos, entre eles os desembargadores João Ferreira Filho e Sebastião de Moraes Filho. Conforme as informações divulgadas, foram identificados indícios de que os dois magistrados mantinham uma amizade íntima com Zampieri e que receberam dele vantagens financeiras indevidas e presentes de elevado valor para julgar recursos que atendessem aos interesses dele.

Veja vídeo:

Comente esta notícia