facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Outubro de 2024
12 de Outubro de 2024

12 de Outubro de 2024, 16h:30 - A | A

PODERES / PRESIDENTE ELEITO

Zuquim reconhece que afastamento de desembargadores prejudica credibilidade do Judiciário

Segundo Zuquim, as providências estão sendo tomadas e até que o caso seja devidamente apurado, não se deve levar em consideração denúncias ou falácias.

KARINE ARRUDA
APARECIDO CARMO
DO REPÓRTER MT



O desembargador José Zuquim Nogueira, eleito na quinta-feira (10) presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) no biênio 2025/2026, afirmou que a investigação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que afastou dois desembargadores do TJ prejudica a credibilidade da instituição.

“O CNJ está tomando as providências, está investigando e nós temos que deixar isso por conta deles, mas realmente, isso prejudica a credibilidade da instituição, mas não vamos fazer julgamentos precipitados, vamos aguardar que o CNJ apure isso. Qualquer julgamento precipitado seria ilógico e incoerente da minha parte”, pontuou.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Leia mais - Juiz de Vila Rica é afastado do cargo pelo CNJ por suspeita de venda de sentença

Os desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho foram afastados do cargo após a acusação de integrarem um suposto esquema de venda de sentenças, descoberto após perícia no telefone celular do advogado Roberto Zampieri, assassinado em Cuiabá em dezembro de 2023.

Segundo Zuquim, as providências estão sendo tomadas e, até que o caso seja devidamente apurado, não se deve levar em consideração denúncias ou falácias. Afinal, as investigações contra os desembargadores estão sendo feitas seguindo o devido processo legal.

“O CNJ trabalha com precisão, não só o CNJ, o Judiciário também tem que trabalhar com precisão, tem que trabalhar com fatos concretos. Nós não podemos levar em conta denúncias. Nós não podemos levar em conta falácias, tudo tem que ser apurado, para isso existe o devido processo legal”, finalizou.

Leia mais - José Zuquim é eleito presidente do Tribunal de Justiça de MT; Nilza Maria Pôssas é vice

José Zuquim Nogueira foi eleito presidente do TJMT na tarde de quinta-feira (10). Ele recebeu 18 votos e venceu Gilberto Giraldelli, que também disputava a vaga para a presidência e teve um voto a menos. Junto de Zuquim estará a vice-presidente Nilza Maria Pôssas de Carvalho, também eleita na cerimônia. Os dois vão atuar no biênio 2025/2026.

Comente esta notícia