JOÃO RIBEIRO
O coordenador do Núcleo Interinstitucional de Estudo da Violência e Cidadania (NIEVCI), Naldson Ramos da Costa, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em entrevista ao RepórterMT, avaliou que o efetivo da Polícia Militar em Cuiabá não será suficiente para garantir a segurança dos turistas e da população mato-grossense durante a realização da Copa do Mundo na Capital em 2014.
Conforme o professor, as alternativa para resolver o problema é o Governo do Estado remanejar policiais militares de outros municípios à Capital.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Caso o Governo não goste da ideia, outra solução é qualificar esses policiais para aprenderem a lidar com grandes eventos. Onde a aglomeração de pessoas é intensa, podem ocorrer manifestações. O uso da força física precisa ser abolida”, explicou.
Para o professor, os policiais em Mato Grosso já provaram que não sabem lidar com esses confrontos.
Em março deste ano, um grupo de estudantes entrou em confronto com policiais militares durante um ato de manifestação, que tinha como objetivo protestar contra o despejo de 50 alunos das Casas do Estudante Universitário (CEU).
Mais de dez estudantes ficaram feridos após confronto com a Polícia Militar (Foto: garota mostra ferimento causado por bala de borracha). Seis foram levados para o Cisc Planalto. Naldson afirmou que há estratégias especiais para serem implantadas em situações de crise.
“A Polícia tem que saber lidar com essas manifestações, que podem acontecer durante os jogos da Copa, sim. Os policiais têm sempre que antecipar treinamentos com situações semelhantes. Além disso, deveriam investigar para descobrir quem são os líderes, e o mais importante, saber controlar o caos sem violência”, disse.
Somente em Cuiabá e Várzea Grande existem aproximadamente 832 mil pessoas, no entanto, a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) espera que durante o evento esportivo, cerca de 80 mil turistas venham assistir os jogos na cidade.
Para garantir a segurança de aproximadamente 163.200 mil pessoas, o efetivo de policiais militares nessas duas cidades é de 3.932, sendo que 3.164 trabalham na Capital.
SEM PREVISÃO DE CONCURSO
Conforme a assessoria de imprensa da secretaria de Estado e Segurança Pública de Mato Grosso (SESP), o Governo do Estado pretende lançar um concurso para a segurança pública em Mato Grosso, com vagas para Polícia Militar e Civil, no entanto, esse certame ainda está em fase de elaboração de edital.
A Secretaria ainda afirma que irá lançar o processo seletivo antes do início da Copa do Mundo, que acontece a partir de junho de 2014. O último concurso foi realizado em 2011. O curso preparatório durou sete meses e formou aproximadamente 1.000 soldados para trabalharem nos 141 municípios do Estado.
ANDERSON REIS 15/10/2013
ACHO Q CHEGOU A HORA DESSE GOVERNO PARAR DE BLÁ BLÁ BLÁ E TRABALHAR LANÇA ESSE EDITAL LOGO ESSE GOVERNO É VERDADEIRO RETRATO DO CAOS.
rosinaldo batista lima 09/10/2013
O QUE É UMA POLICIA PREPARADA PARA ESTE ESTUDIOSO,ATÉ ONDE SEI A PM DE MATO GROSSO É UMA DAS MAIS BEM PREPARADAS TECNICAMENTE DE NOSSO PAIS,POR DESCONHEÇIMENTO ELE ESCREVE CRITICAS QUANTO AO USO DE MUNIÇÕES DE ELASTOMERO POR PARTE DA PM,VAMOS LA ENTÃO O USO DESTE MATERIAL É RECOMENDADO E LIBERADO PELAS ORGANIZAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS INTERNACIONAIS,O BRASIL SEGUE AS NORMAS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS,MATO GROSSO TAMBÉM E TEM POLICIAIS ALTAMENTE PREPARADOS PARA LIDAR SIM COM ESTAS MANIFESTAÇÕES PACIFICAS,E TAMBÉM COM OS MARGINAIS QUE SE APROVEITAM DELAS PARA CAUSAR DESORDEM E PANICO NA POPULAÇÃO,AGORA O ESTADO TEM OBRIGAÇÃO DE MANTER A LEI E A ORDEM,O QUAL É FEITO POR MEIO DA POLICIA MILITAR, PORÉM QUEM É POLICIAL SABE TAMBÉM QUE NOSSA POPULAÇÃO CLAMA POR SEGURANÇA,MAS SABEMOS QUE O ESTADO QUANDO USA DOS MEIOS LEGAIS PARA PROVER ESTA SEGURANÇA,NÃO DEIXA E NUNCA DEIXARA TODOS SATISFEITOS PRINCIPALMENTE A FAMÍLIA DO INFRATOR DA LEI(LEI ESTA QUE SE APLICA A MANIFESTAÇÕES DESORDEIRAS,E QUE PREJUDIQUEM O COLETIVO)COLOCAR A CULPA NA POLICIA DE UMA SOCIEDADE ONDE TEMOS JOVENS MACONHEIROS QUE USAM OS CAMPUS UNIVERSITÁRIOS COMO REFUGIO DA POLICIA COM O DISCURSO QUE SÃO ESTUDANTES,PEGUNTO ONDE ESTÃO O VALORES DA FAMÍLIA, AS LEIS QUE SOMOS SUJEITOS,OS BONS COSTUMES E O RESPEITO, A QUE NOVENTA E NOVE POR CENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA QUE É DE BEM E ORDEIRA VALORIZA E PRESERVA,
RITA 06/10/2013
É, VERDADE, OS POLICIAIS NÃO ESTÃO TOTALMENTE ADESTRADOS COMO A POPULAÇÃO QUER, ONDE SE DIZ SENTA, CALADO, FDP, ENTRE OUTROS QUE O POLICIAIS TEM QUE OUVIR DOS MANIFESTANTES, PQ EM VEZ QUE QUALIFICAR AINDA MAIS OS POLICIAIS, O SR NÃO DÁ UMAS AULAS DE BOAS MANEIRA E EDUCAÇÃO AOS UNIVERSITÁRIOS E OS ENSINAM A PROTESTAR PACIFICAMENTE.
3 comentários