facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 22 de Novembro de 2024
22 de Novembro de 2024

26 de Janeiro de 2024, 10h:28 - A | A

POLÍCIA / CASO ZAMPIERI

Laudo confirma que arma trazida por intermediário foi usada para executar advogado em Cuiabá

Exame da Politec apontou que disparos que mataram o advogado Roberto Zampieri saíram de uma pistola calibre 9mm, trazida por Hedilerson Fialho Martins Barbosa.

JOÃO AGUIAR
DO REPÓRTERMT



O laudo de confronto balístico produzido pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), confirmou que os tiros que atingiram o advogado Roberto Zampieri saíram de uma pistola calibre 9mm, trazida por Hedilerson Fialho Martins Barbosa. O exame foi encaminhado à Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá.

Como já divulgado anteriormente, o pistoleiro Antônio Gomes da Silva afirmou, em depoimento à Polícia Civil, que não tinha armas quando foi contratado para matar o advogado Roberto Zampieri. Ele enganou Hedilerson, dizendo que tinha perdido o armamento em uma blitz, fazendo com que o homem trouxesse a própria pistola 9mm para Cuiabá.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

No laudo da Politec obtido pelo RepórterMT, a informação foi confirmada. Os peritos explicaram que os estojos encontrados no corpo do advogado e em seu Fiat Toro são compatíveis com a pistola 9 milímetros que pertence a Barbosa. Para se deslocar com a arma até a Capital, ele foi até a Polícia Federal do Minas Gerais solicitar a guia de trânsito.

Leia mais - Pistoleiro não tinha armas e inventou blitz para obrigar intermediário a emprestar pistola 9mm

“Foi possível determinar que os estojos questionados EQ01, EQ02, EQ03, EQ04, EQ05, EQ06, EQ07, EQ08, EQ09, EQ10, EQ11 e EQ12 foram percutidos e deflagrados pela arma de fogo questionada AF-A (pistola número de série “ACN750112”). VII. Foi possível determinar que os projéteis questionados PQ01, PQ02, PQ03, PQ04, PQ05, PQ06, PQ07, PQ08 e PQ09 foram expelidos pelo cano da arma de fogo questionada AFA (pistola número de série “ACN750112”)”, diz trecho do laudo.

Antônio Gomes da Silva foi o executor do crime e Hedilerson Fialho Martins Barbosa o intermediário. Eles confessaram a participação no homicídio e estão presos na Penitenciária Central do Estado (PCE).

Eles teriam sido contratados pelo coronel do Exército Brasileiro Etevaldo Luiz Caçadini de Vargas, que também está preso em Cuiabá, no 44º Batalhão de Infantaria Motorizado.

O crime

O assassinato aconteceu no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá, no dia 05 dezembro. Zampieri foi assassinado com nove tiros, dentro do próprio carro, uma Fiat Toro, quando saía do escritório. O bandido ficou de tocaia, esperando o advogado sair.

Em vídeos é possível ver a Fiat Toro estacionada na Rua Topázio. Quando o advogado entra no veículo, é seguido pelo bandido, que estava todo de preto. Ele se aproxima e atira várias vezes.

Prisões

A empresária Maria Angélica Caixeta Gontijo foi presa na cidade de Patos de Minas, no sudeste mineiro, no dia 20 de dezembro. Ela foi solta no dia 18 de janeiro, por 'falta de provas'. Ela está "presa' a medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica.

O coronel do Exército, Etevaldo Luiz Caçadini de Vargas, foi preso no dia 15 de janeiro de 2024, em Belo Horizonte (MG), apontado como financiador da execução. Em um primeiro depoimento ele permaneceu em silêncio. O coronel foi transferido para Cuiabá na quarta (17) e, caso necessário, irá prestar um novo depoimento.

Antonio, o executor, foi preso na cidade de Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). O mandado de prisão foi cumprido pela Delegacia de Homicídios da capital mineira em apoio à Polícia Civil de Mato Grosso, que investiga o crime ocorrido contra o advogado.

Hedilerson Fialho Martins Barbosa foi preso no dia 22 de dezembro, na região metropolitana de Belo Horizonte. 

Maria Angélica, Antonio e Hedilerson foram transferidos para Cuiabá no dia 21 de dezembro.

Comente esta notícia