facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 24 de Outubro de 2024
24 de Outubro de 2024

22 de Julho de 2023, 08h:48 - A | A

POLÍCIA / OPERAÇÃO "GOL CONTRA"

Nove são presos vendendo camisetas falsificadas do Cuiabá e São Paulo na Arena Pantanal

Durante ação da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), mais de 1.680 camisetas de times de futebol falsificadas foram apreendidas.

JOÃO AGUIAR
DO REPÓRTERMT



Nove pessoas foram presas nessa sexta-feira (21) por vender camisetas falsificadas do Cuiabá e do São Paulo, no entorno da Arena Pantanal, em Cuiabá. Na ação da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), mais de 1.680 camisetas de times de futebol falsificadas foram apreendidas.

De acordo com a Polícia Civil, as prisões foram feitas no âmbito da Operação Gol Contra, que teve como alvo vendedores ambulantes que atuam com a venda de produtos piratas na Arena Pantanal. Os presos devem responder por crime contra a propriedade de marca e concorrência desleal.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Os trabalhos contaram com apoio de policiais da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá e Delegacia Especializada de Defesa da Pessoa Idosa e da equipe do 10º Batalhão da Polícia Militar.

Leia também - Arena Pantanal deve receber mais de 30 mil torcedores para duelo entre Cuiabá e São Paulo

Em uma ação conjunta, as equipes policiais abordaram de uma só vez todos os pontos de venda instalados nas Avenidas Ranulfo Paes de Barros e Agrícola Paes de Barros, que dão acesso ao estádio, e apreenderam 1.680 camisetas de times de futebol, principalmente das equipes do São Paulo Futebol Clube e do Cuiabá Esporte Clube. Os dois times duelam neste sábado (22) na Arena Pantanal, pelo Campeonato Brasileiro da Série A, masculino.

Segundo informações divulgadas pela CBF, o futebol brasileiro, em toda a sua cadeia, direta e indiretamente, representa 0,72% do PIB brasileiro, em um total de R$ 52,9 bilhões de reais anuais. Estudos apontam, ainda, que 37% das camisas de times de futebol comercializadas no País são falsificadas, o que significa prejuízo aos times de futebol brasileiro e, em Mato Grosso, principalmente à equipe do Cuiabá.

O delegado da Decon, Rogério da Silva Ferreira, destacou que as ações de combate à pirataria de camisetas de times de futebol serão intensificadas, em razão dos prejuízos causados aos times e à geração de empregos. “As ações terão como foco os vendedores que atuam nas proximidades da Arena Pantanal, assim como nas principais avenidas da Capital, tanto neste sábado, quando nos próximos jogos do Cuiabá, como no final de semana do dia 06 de agosto, quando a equipe mato-grossense enfrentará o Glamengo”, disse o delegado.

Vigia Mais

A segurança no entorno da Arena Pantanal será intensificada ainda com o auxílio da tecnologia e a instalação de onze câmeras do programa Vigia Mais MT do Governo do Estado, o que possibilitará que a Polícia Civil monitore, em tempo real e à distância, suspeitos que expuserem produtos piratas a venda, assim como a prática de outros crimes como roubos e furtos nas proximidades do estádio.

Destinação

Após a realização de perícia no material e a conclusão das investigações, as camisetas apreendidas na operação poderão ser doadas pela Polícia Civil para crianças e adolescentes carentes de programas e organizações sociais sem fins lucrativos de Cuiabá e Várzea Grande.

 

Álbum de fotos

Polícia Civil

Polícia Civil

Polícia Civil

Polícia Civil

Comente esta notícia

Reghis 22/07/2023

É o fim dos tempos, onde o poste urina no cachorro. Dizer que “em razão dos prejuízos causados aos times e a geração de empregos” é um grande equívoco ou mesmo uma falácia. Poucos podem comprar camisas oficiais dos clubes, que são produzidas por MÁQUINAS das multinacionais e se servem destes produtos ditos piratas, estes sim com produção quase que artesanal. Visitem uma fabriqueta destas para constatar minha afirmação. Interessante que os tais produtos serão distribuídos para crianças carentes da periferia. Isto pode? Enquanto isto políticos são descondenados; outros serão tema de samba enredo de escola de samba; empreiteiras corruptas são autorizadas a contratar junto ao governo federal; helicóptero é devolvido para traficante, solto pela justiça (?) brasileira. É este o país que queremos? São estes os exemplos que deixaremos para nossos filhos e netos? E toca o enterro.

positivo
0
negativo
0

Lucileide SouA 22/07/2023

Qual trabalhador que tem condições de pagar uma camiseta oficial? Diminuam a ganância, abaixem os preços dos produtos originais que a pirataria acaba.

positivo
0
negativo
0

2 comentários